Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Fila e muvuca: Colégio Luiz Viana registra lotação nas primeiras horas de votação

Local é o segundo maior colégio eleitoral de Salvador

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 6 de outubro de 2024 às 09:12

Aglomeração de eleitores na porta do colégio Luiz Viana
Aglomeração de eleitores na porta do colégio Luiz Viana Crédito: Marina Silva/CORREIO

Como já é de praxe em dia de eleição, o Colégio Estadual Luiz Viana, que fica localizado em Brotas, amanheceu lotado para as primeiras horas de votação neste domingo (6). O movimento na instituição, que foi por anos o maior colégio eleitoral de Salvador, começou antes das 7h. Já às 8h, a Rua Waldemar Falcão, onde fica o colégio, começou a registrar lentidão na circulação de veículos pelo número alto de pessoas que desembarcavam para ir às urnas.

Maurício Sampaio, 36 anos, estava colado no portão antes da abertura. "Cheguei 7h e fiquei logo aqui. Toda eleição sou um dos primeiros a entrar. Voto logo de manhã e fico livre o resto do dia. Agora, não saio daqui em seguida. Como não moro mais aqui, aproveito para ver os parentes e amigos que também votam no Luiz Viana", conta ele, que sai do Rio Vermelho e não pretende mudar o local de votação.

Apesar da grande circulação e de haver filas, o fluxo segue sem interrupção, com entrada e saída rápida dos eleitores dos locais de votação. Ao todo, 17.212 eleitores são esperados no colégio ao longo do dia de votação. Quem precisa entrar no local, porém, tem dificuldade de caminhar sem escorregar porque os passeios e a rua estão completamente tomados de santinhos que foram despejados no local durante a noite de sábado (5).

A maioria das pessoas apareciam com o passo apertado para as dezenas de seções que existem no local. Eliete Conceição, 57, chegou a ficar confusa. "Acho que teve mudanças, a sala que eu ia não é a mesma aqui. Estou aqui tentando entender como está agora e para onde eu vou. Com essa muvuca toda, nem consigo achar alguém para me ajudar", fala ela, enquanto coça a cabeça em frente às informações sobre seções dispostas em cartazes. A votação no local segue até o fim da tarde deste domingo.