Duas cidades baianas tiveram prefeitos eleitos com mais de 90% dos votos; veja quais

Representantes municipais foram eleitos no último domingo (6)

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 8 de outubro de 2024 às 07:00

Cidade de Jequié
Cidade de Jequié Crédito: Reprodução

As cidades de Jequié e Novo Horizonte, ambas situadas no sudoeste da Bahia, foram os únicos lugares no estado que elegeram prefeitos com mais de 90% dos votos da população, no último domingo (6). Com 7.098 votos (93,02%), o atual vice-prefeito Rogerio Prado (PSD) levou a melhor e conseguiu ser alçado à prefeitura pela população de Novo Horizonte, enquanto Zé Cocá (PP) foi reeleito em Jequié com 85.219 votos (91,97%).

De acordo com o cientista político e professor Cláudio André de Souza, a eleição tranquila dos dois políticos pode ser explicada pela fraqueza das oposições, somado a uma avaliação de governo muito positiva. Em Novo Horizonte, o candidato Ademar Mendes (União), que ficou em segundo lugar, teve apenas 533 votos (6,98%). Já em Jequié, o segundo colocado Alexandre da Saúde (PSD) conseguiu somente 7.445 votos (8,03%).

Moradora de Jequié, a designer de marcas Thaís Palma, 27 anos, aponta que o favoritismo do prefeito Zé Cocá junto à população se deve aos avanços obtidos durante a gestão, que conseguiu mudar a cara da cidade em relação ao último prefeito. “Anteriormente à gestão atual, a cidade passava por uma situação de descaso total por parte da administração pública. Para além de cumprir com sua palavra, Zé Cocá, que vinha de outra gestão bem-sucedida em outro município, investiu bastante em infraestrutura, educação, cultura, turismo e saúde”, afirma.

Thaís conta que esses investimentos se refletiram na ampliação do São João da cidade – festa que movimenta consideravelmente a economia – e na geração de novos empregos. “Como a principal empregadora da cidade é a prefeitura, de forma direta ou indireta, o pagamento em dia dos salários dos funcionários é o que movimenta o comércio local, o que é bastante positivo e inexistente na gestão anterior, haja vista o atraso dos pagamentos que havia na antiga gestão. Ainda, temos hoje três atacadistas, que além de tornar mais acessível o consumo, também emprega muitos jequieenses, fomentando, também o comércio local”, finaliza.