Aécio Neves desembarca em Salvador amanhã para comício do DEM

O tucano garantiu ainda participação em um evento promovido, também na sexta-feira, pelo prefeiturável do DEM em Feira de Santana, Zé Ronaldo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 06:37

Da Redação

O senador mineiro Aécio Neves (PSDB) confirmou ontem sua vinda a Salvador, para participar do comício do candidato do DEM na capital baiana, ACM Neto, marcado para a noite de amanhã, na Boca do Rio. O tucano garantiu ainda participação em um evento promovido, também na sexta-feira, pelo prefeiturável do DEM em Feira de Santana, Zé Ronaldo.

Em mais uma escala das viagens que tem feito para apoiar candidatos tucanos ou aliados pelo país, Aécio esteve ontem em Sergipe para atos em Aracaju e em Itabaiana. Na capital, fez carreata com o candidato do DEM na cidade, João Alves Filho.

Cotado como presidenciável nas próximas eleições, ele negou que esteja trabalhando com vistas à sucessão de 2014. “Claro que 2014 é uma preocupação nossa, mas não nesse momento”, afirmou. Segundo ele, o PSDB terá responsabilidade de apresentar em 2014 um projeto alternativo de governo.

“O PT abdicou de um projeto de país para ter um projeto de poder. No momento certo, caberá a nós apresentarmos um projeto novo para o Brasil”, afirmou. Durante sua passagem em Aracaju, Aécio disse que o chamado mensalão mineiro “tem que ser julgado” e que eventuais responsáveis por crimes no caso “devem responder por eles”.

O mensalão mineiro, de acordo com o Ministério Público Federal, abasteceu ilegalmente, em 1998, a derrotada campanha à reeleição do ex-governador mineiro e hoje deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB), por meio de desvio de recursos públicos e empréstimos fictícios obtidos por agências do empresário Marcos Valério.

Em 2007, a Procuradoria denunciou 15 pessoas, entre elas Azeredo e o então ministro das Relações Institucionais Walfrido dos Mares Guia (ex-PTB, hoje PSB-MG), sob acusação de participação no suposto esquema, apontado como “laboratório” do mensalão petista.

O caso tramita no Supremo Tribunal Federal e na Justiça Federal em Minas. Após a passagem por Sergipe, Aécio seguiu para João Pessoa - a agenda do tucano prevê ainda atividades em Campina Grande, Teresina e Recife.