Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
O poder público e a iniciativa privada fazem com que esta folia torne-se um impulsionador econômico notável
Editorial
Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 05:00
O Carnaval de Salvador, conhecido internacionalmente como uma das festas mais vibrantes e contagiantes do mundo, vai muito além da celebração cultural. O poder público e a iniciativa privada fazem com que esta folia torne-se um impulsionador econômico notável, com geração significativa de empregos e renda para trabalhadores informais.
Nas ruas repletas de foliões, uma economia pulsante se alimenta da venda informal, comércio temporário e prestação de serviços. Durante a festa momesca, mais de 60 setores econômicos são ativados, com a injeção de cerca de R$ 2 bilhões na economia da capital baiana. O evento desencadeia conexões entre diversos setores, desde a produção de vestuário e adereços carnavalescos até a gastronomia local, e estimula a criatividade e o empreendedorismo. Empreendedores locais encontram no Carnaval uma oportunidade única para inovar e prosperar, o que provoca uma rede de negócios efervescente que persiste mesmo após os dias de folia.
O Carnaval atrai mais de 800 mil turistas de diversas partes do mundo, que gastam em média R$ 4 mil na cidade. Eles consomem em restaurantes, lojas e lotam os nossos hotéis, que devem ter uma taxa de ocupação de 96,5% neste ano. O cuidado com os trabalhadores formais também tem sido notável, assegurando que possam prestar serviços de qualidade aos foliões, e eleva a experiência de quem participa dessa festa única. Seja nos trios elétricos, nos camarotes ou nos blocos de rua, todos participam.
As ações do poder público, que têm sido cada vez maiores, merecem ser realçadas. Ao garantir atrações pipocas, serviços públicos de qualidade, como limpeza, segurança e transporte, esta festa torna-se ainda mais democrática e possibilita que todos possam se divertir. A projeção positiva da imagem da cidade do Salvador com o Carnaval reverbera globalmente, com a atração de mais visitantes e mais investidores, e consolida a nossa capital como um destino turístico de destaque.