Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carmen Vasconcelos
Publicado em 13 de dezembro de 2024 às 19:00
O diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser um grande desafio para as famílias, que frequentemente, enfrentam momentos delicados sozinhas. Com o intuito de oferecer suporte e cuidado a quem desempenha o papel de cuidador, o UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Salvador realiza, no sábado (14), o "Dia SER: cuidando dos cuidadores".
O evento é gratuito e acontece, das 8h às 12h, no auditório da UNINASSAU Salvador. O objetivo é proporcionar uma manhã de acolhimento, aprendizado e troca de experiências. Com palestras ministradas por especialistas da área, o encontro visa oferecer informações práticas e emocionais sobre os desafios diários enfrentados pelos cuidadores de pessoas com TEA.
Além disso, os participantes têm a oportunidade de realizar uma visita guiada à Clínica-Escola de Psicologia da Instituição de Ensino Superior, com atividades de triagem e vivências práticas. A programação ainda conta com oficinas de autocuidado, auriculoterapia, avaliação nutricional, higienização facial e orientações jurídicas com ênfase nos direitos das pessoas com TEA.
De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU Salvador, Helen Copque, "o objetivo é dar visibilidade à importância do cuidado com os cuidadores. Muitas vezes, eles não têm a atenção e o suporte necessários. Esse evento é uma forma de acolher e oferecer as ferramentas que precisam para seguir com mais qualidade de vida e bem-estar".
A iniciativa visa proporcionar um espaço onde os cuidadores possam se sentir valorizados, ouvir especialistas e trocar experiências com outros que enfrentam desafios semelhantes. Para informações sobre inscrição, os interessados devem entrar em contato por meio do e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.