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Cinco coisas que todo empreendedor precisa saber antes de abrir uma empresa

Gestora empresarial e escritora, Roberta Chaves traz informações imprescindíveis para quem quer começar o próprio negócio

Publicado em 11 de setembro de 2024 às 09:00

Roberta Chaves reuniu suas experiências profissionais no livro As Empreendedoras de Marselha para ajudar leitoras que querem se tornar ou já são donas do próprio negócio
Roberta Chaves reuniu suas experiências profissionais no livro As Empreendedoras de Marselha para ajudar leitoras que querem se tornar ou já são donas do próprio negócio Crédito: DIVULGAÇÃO

Planeja abrir uma empresa e se unir aos 42 milhões que empreendem no Brasil, mas não sabe por onde começar? As dicas abaixo podem ajudar! Elaboradas por Roberta Chaves, gestora empresarial e autora do livro As Empreendedoras de Marselha, as sugestões concebem desde metodologias para realizar um plano de negócios, até técnicas de vendas - necessárias para todas as pessoas autônomas que sonham com o próprio negócio. Confira:

1. Faça um plano de negócios

Para ter uma visão geral da futura empresa, faça um plano com o Modelo Canvas. No geral, é preciso responder a quatro perguntas principais: “O quê? (Qual a sua proposta de valor? O que você oferece aos clientes?)”; "Como? (Quem são seus principais parceiros? Quais são as atividades-chave no processo de entrega do produto ou serviço? Quais são os recursos que você precisa para que seu negócio funcione?)”; “Quem? (Quem é o seu público-alvo? Quais são os seus canais de divulgação? Como você se relaciona com seus clientes?)”; e “Quanto? (Quais são os seus custos?)”.

Esse planejamento não é estático: mude-o pelo menos uma vez por ano, pois o mercado se transforma constantemente, seu negócio precisa se adaptar e seguir as tendências do mundo.

2. Tenha uma boa gestão financeira

Um erro cometido por muitos empreendedores é misturar as despesas da empresa com as pessoais. Defina um pró-labore, ou seja, o valor do seu serviço para recebê-lo mensalmente. No começo, pode ser difícil “se pagar”, mas essa é sua garantia de segurança.

Além disso, tenha controle das próprias finanças: estabeleça um orçamento para não gastar mais do que ganha; categorize as despesas entre “essenciais”, como aluguel e alimentação, e “não essenciais”, como entretenimento. Faça sempre uma reavaliação para saber onde pode economizar e lembre-se de pagar todas as dívidas, iniciando por aquelas que tem juros altos.

Também aprenda sobre investimento para seu dinheiro render por muito tempo, como em ações e imóveis, e se proteja com seguro de vida e saúde para prevenção em caso de imprevistos.

3. Técnicas de vendas

As vendas têm um processo básico composto por: preparação sobre o produto que será oferecido; abertura para recepcionar o cliente; sondagem das necessidades daquele possível comprador; demonstração de interesse no que o cliente tem a dizer; argumentação para mostrar as funcionalidades do produto e como atende às necessidades; permissão para aquele cliente avaliar com calma sobre a compra; e avaliação da satisfação do cliente após adquirir o produto. Estude sobre cada etapa e as domine!

4. Inteligência emocional para liderar pessoas

É preciso ter capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções, bem como de compreender e influenciar os outros. Uma habilidade crucial para o sucesso pessoal e profissional, ela tem componentes como: consciência e controle emocional, automotivação, empatia e habilidades sociais.

É importante dominá-la para uma liderança eficaz, tomada de decisões, construção de uma comunicação clara e gerenciamento de conflitos no ambiente de trabalho. Ao colocar em prática, existem mais chances de você manter o bem-estar da equipe, melhorar a produtividade dos colaboradores e reter talentos.

5. Gestão de tempo

Você só tem 24 horas no dia – então gerencie esse tempo de uma forma que se adapte ao seu estilo de vida. Para isso, você pode colocar em prática o seguinte método: dedique 70% para aquilo que define como importante. As urgências devem ser feitas no 20% do seu tempo com ações corretivas e proativas para evitar acidentes, reclamações e outras demandas. Para o supérfluo, se não puder ser deletado, dedique 10% do horário de trabalho.

Sobre a autora: Empreendedora desde 2001, Roberta Chaves é formada em Gestão Empresarial e Negócios, tem MBA em Gestão Escolar, além de pós-graduação em Educação e Jogos. Mentora e escritora, fundou a Editora BOC com o objetivo de transformar vidas por meio do conhecimento e publica autores com ampla experiência profissional em suas respectivas áreas de atuação. Compromissada em ampliar o espaço da mulher no empreendedorismo, trabalhou como embaixadora da Rede Mulher Empreendedora e como coordenadora do Núcleo de Empreendedoras do Centro Internacional de Estudos em Compras em São Paulo (CIEC-SP). Reuniu suas experiências profissionais no livro As Empreendedoras de Marselha para ajudar leitoras que querem se tornar ou já são donas do próprio negócio.