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Salão de Los Angeles apresenta carros que vão chegar ao Brasil

Maior mostra automotiva das Américas vai até domingo na Califórnia; veja os destaques

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 29 de novembro de 2024 às 15:54

O Initium é um modelo conceitual da Hyundai que tem propulsão a célula de hidrogênio
O Initium é um modelo conceitual da Hyundai que tem propulsão a célula de hidrogênio Crédito: AutoMobility LA/ LA Auto Show

Com 335 milhões de habitantes, o mercado de automóveis e comerciais leves dos Estados Unidos movimentou 15.049.478 unidades zero-quilômetro no ano passado. É um volume quase sete vezes maior que o brasileiro (2.179.363), que tem 212 milhões de pessoas.

Um dos destaques nos EUA é a Califórnia, que conta com 39 milhões de habitantes e consumiu 1.775.915 veículos novos em 2023. Ou seja, 11,8% do volume emplacado no país ficou no estado, que liderou as vendas na frente do Texas (1.522.615) e da Flórida (1.367.572), respectivamente, segundo e terceiro colocados.

A importância da Califórnia para a indústria automotiva é enorme e Los Angeles, sua cidade mais populosa, sedia até domingo o LA Auto Show (LAAS), o maior salão de automóveis que acontece atualmente nos EUA e um dos principais do mundo. Para completar, o estado é a sede da Tesla e acumulou a venda de 33,8% de todos os carros elétricos do mercado norte-americano.

Para a imprensa, a abertura do LAAS começou com a Hyundai, que iniciou sua apresentação com um SUV elétrico grande, o Ioniq 9. Entre os destaques do modelo para sete pessoas estão o interior com piso totalmente plano e bancos giratórios na segunda fila. Com até 620 quilômetros de autonomia, esse Hyundai tem uma função de massagem de toque dinâmico. Este sistema usa pressão e vibração para estimular o fluxo sanguíneo e a circulação, reduzindo a fadiga em longas viagens.

Outro destaque da marca na mostra automotiva é o Initium, um conceito movido a célula de hidrogênio. De acordo com a empresa, ele antecipa alguns aspectos de um veículo de produção que será apresentado no próximo ano. Atualmente, a marca comercializa o Nexo, um SUV com propulsão a célula de hidrogênio.

A marca sul-coreana ampliou suas vendas de veículos movidos a bateria no estado em 75% no último ano graças ao sucesso do Ioniq 5, que foi lançado recentemente no Brasil e estava presente em várias configurações no estande.

Com até 435 cv de potência, o Ioniq 9 estará à venda na Coréia do Sul e nos EUA no começo de 2025
Com até 435 cv de potência, o Ioniq 9 estará à venda na Coréia do Sul e nos EUA no começo de 2025 Crédito: Drew Phillips/Divulgação

O QUE VEM AI

A Ford exibiu em seu estande duas atualizações que vão chegar em breve ao Brasil: Maverick e Bronco Sport. A picape teve ajustes de estilo na dianteira, ampliação da central multimídia e a versão com motorização híbrida ganhou tração integral. Já o SUV, teve mudanças sutis na dianteira e ajustes pontuais na cabine, como nas saídas de ar-condicionado e na central multimídia. Produzidos no México, ambos chegarão ao Brasil nos próximos meses.

No espaço da Volkswagen, muitas novidades que interessam ao mercado brasileiro. O Tiguan mudou completamente e ganhou uma nova geração, com uma má notícia para quem busca um sete lugares: só será produzido com cinco assentos. Para suprir essa opção a VW terá outro veículo, o Tayron.

O Volkswagen Tiguan ganhou nova geração com apenas cinco lugares
O Volkswagen Tiguan ganhou nova geração com apenas cinco lugares Crédito: Antônio Meira Jr./ CORREIO

A empresa alemã também exibiu o Jetta GLI com a dianteira atualizada e o Taos renovado. O sedã esportivo é feito no México e deverá desembarcar em breve no Brasil, já o SUV terá que ser atualizado na Argentina, de onde é exportado para o país. O modelo vendido para os americanos é feito na fábrica mexicana.

Outra novidade que estará em breve nas concessionárias brasileiras chamou a atenção no espaço da Nissan, o Kicks. A nova geração do SUV, que chegou ao Brasil em 2016, se destaca pelo tamanho, mais próximo ao de modelos como Hyundai Creta e Renault Duster. Para os Estados Unidos existe até uma opção com tração integral.

O Nissan Kicks, que será feito no Brasil, ficou maior por Antônio Meira Jr./ CORREIO

SALÃO NO BRASIL

Muito do que vivi em Los Angeles poderá ser visto no Brasil no próximo ano. A Anfavea, associação das montadoras, anunciou que o Salão do Automóvel de São Paulo vai retornar em 2025 e incluirá experiências como test drives dos modelos expostos.