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Antônio Meira Jr.
Publicado em 29 de novembro de 2024 às 15:54
Com 335 milhões de habitantes, o mercado de automóveis e comerciais leves dos Estados Unidos movimentou 15.049.478 unidades zero-quilômetro no ano passado. É um volume quase sete vezes maior que o brasileiro (2.179.363), que tem 212 milhões de pessoas.
Um dos destaques nos EUA é a Califórnia, que conta com 39 milhões de habitantes e consumiu 1.775.915 veículos novos em 2023. Ou seja, 11,8% do volume emplacado no país ficou no estado, que liderou as vendas na frente do Texas (1.522.615) e da Flórida (1.367.572), respectivamente, segundo e terceiro colocados.
A importância da Califórnia para a indústria automotiva é enorme e Los Angeles, sua cidade mais populosa, sedia até domingo o LA Auto Show (LAAS), o maior salão de automóveis que acontece atualmente nos EUA e um dos principais do mundo. Para completar, o estado é a sede da Tesla e acumulou a venda de 33,8% de todos os carros elétricos do mercado norte-americano.
Para a imprensa, a abertura do LAAS começou com a Hyundai, que iniciou sua apresentação com um SUV elétrico grande, o Ioniq 9. Entre os destaques do modelo para sete pessoas estão o interior com piso totalmente plano e bancos giratórios na segunda fila. Com até 620 quilômetros de autonomia, esse Hyundai tem uma função de massagem de toque dinâmico. Este sistema usa pressão e vibração para estimular o fluxo sanguíneo e a circulação, reduzindo a fadiga em longas viagens.
Outro destaque da marca na mostra automotiva é o Initium, um conceito movido a célula de hidrogênio. De acordo com a empresa, ele antecipa alguns aspectos de um veículo de produção que será apresentado no próximo ano. Atualmente, a marca comercializa o Nexo, um SUV com propulsão a célula de hidrogênio.
A marca sul-coreana ampliou suas vendas de veículos movidos a bateria no estado em 75% no último ano graças ao sucesso do Ioniq 5, que foi lançado recentemente no Brasil e estava presente em várias configurações no estande.
O QUE VEM AI
A Ford exibiu em seu estande duas atualizações que vão chegar em breve ao Brasil: Maverick e Bronco Sport. A picape teve ajustes de estilo na dianteira, ampliação da central multimídia e a versão com motorização híbrida ganhou tração integral. Já o SUV, teve mudanças sutis na dianteira e ajustes pontuais na cabine, como nas saídas de ar-condicionado e na central multimídia. Produzidos no México, ambos chegarão ao Brasil nos próximos meses.
No espaço da Volkswagen, muitas novidades que interessam ao mercado brasileiro. O Tiguan mudou completamente e ganhou uma nova geração, com uma má notícia para quem busca um sete lugares: só será produzido com cinco assentos. Para suprir essa opção a VW terá outro veículo, o Tayron.
A empresa alemã também exibiu o Jetta GLI com a dianteira atualizada e o Taos renovado. O sedã esportivo é feito no México e deverá desembarcar em breve no Brasil, já o SUV terá que ser atualizado na Argentina, de onde é exportado para o país. O modelo vendido para os americanos é feito na fábrica mexicana.
Outra novidade que estará em breve nas concessionárias brasileiras chamou a atenção no espaço da Nissan, o Kicks. A nova geração do SUV, que chegou ao Brasil em 2016, se destaca pelo tamanho, mais próximo ao de modelos como Hyundai Creta e Renault Duster. Para os Estados Unidos existe até uma opção com tração integral.
Salão de Los Angeles 2024
SALÃO NO BRASIL
Muito do que vivi em Los Angeles poderá ser visto no Brasil no próximo ano. A Anfavea, associação das montadoras, anunciou que o Salão do Automóvel de São Paulo vai retornar em 2025 e incluirá experiências como test drives dos modelos expostos.