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Antônio Meira Jr.
Publicado em 22 de janeiro de 2024 às 12:00
A F-150 foi lançada nos Estados Unidos há 75 anos e nos últimos 47 anos é a picape mais vendida naquele mercado. O utilitário também é o líder geral de vendas de veículos zero-quilômetro há décadas por lá. No Brasil, a oferta do modelo começou há menos de um ano, sem a pretensão de ser a líder absoluta - objetivo que a Ford deposita na Ranger.
No país, a F-150 ocupa a posição de objeto de desejo na linha de picapes da empresa, que conta ainda com a Maverick, abaixo da Ranger. Equipada exclusivamente com motor V8, a opção mais acessível é a Lariat, modelo que avaliamos na Bahia. Essa versão custa R$ 479.990, R$ 40 mil a menos que a configuração mais cara, a Platinum.
Além do preço, outros números são superlativos, como a potência e a capacidade do tanque de combustível. A F-150 tem 5,88 metros de comprimento e a medida entre-eixos (3,69 m) corresponde à dimensão total de um Renault Kwid. A largura, com os retrovisores dobrados, é de 2,17 m e a caçamba tem 1.370 litros de capacidade.
O motor V8 a gasolina, que é o mesmo aplicado no Mustang, gera 405 cv de potência a 6 mil giros. É um rendimento menor que no carro esporte, pela diferença de foco para cada produto. O torque máximo, atingido a 4.250 giros, é de 56,7 kgfm, suficiente para deslocar os 2.470 kg da F-150 Lariat de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. Graças ao emprego de alumínio, a engenharia da Ford conseguiu aliviar o peso - como comparação, a Ranger Limited V6 pesa 2.357 kg.
DESAFIOS E SOLUÇÕES
Os números são surpreendentes. Porém, como é conviver fora do ambiente natural dessa picape, que foi desenvolvida para ruas largas, vagas fartas e rodovias generosas dos Estados Unidos? Nesse cenário, a tecnologia vai mostrando seu valor. Para se acomodar na posição de comando, o motorista tem diversos comandos elétricos, desde o banco, passando pela coluna de direção, até os pedais. Isso mesmo, por meio de uma tecla, é possível aproximar ou distanciar o freio e o acelerador.
Acomodado, o condutor tem à disposição um sistema de câmeras que faz um monitoramento de 360 graus e exibe as imagens em uma tela central que tem 12 polegadas. Quando puxa a transmissão, que tem 10 velocidades, para a posição D, outros itens de auxílio à condução entram em ação. Entre eles, estão o assistente autônomo de frenagem, com detecção de pedestres, que pode parar a picape na iminência de um acidente.
Para transitar com um utilitário de quase 6 m, um equipamento que ajuda bastante é o sistema de monitoramento de ponto cego. Ele ainda tem cobertura para o reboque - que, inclusive, tem controles específicos para quem pretende acoplar um. Além do comprimento acima da média, a altura (1,96 m) é outro desafio e é preciso estar atento na entrada de garagens
Para o compartimento de carga, o acesso é facilitado por uma escada que fica embutida na tampa da caçamba - que conta com abertura e fechamento elétrico. Existem vários ganchos para fixação, iluminação independente e tomada de força. E um equipamento bastante útil é uma câmera dedicada, através dela, o motorista pode acompanhar em tempo real na central multimídia como está a carga.
Foram mais de 2 mil quilômetros rodando com a F-150 Lariat na Bahia, destes, mais de 500 em Salvador. O consumo urbano ficou em 6,1 km/l e, em rodovias, a média foi de 8,1 km/l. É um bom resultado levando em consideração o porte do veículo e a sua potência. Para completar, o reservatório de 136 litros de combustível ajuda nas viagens.
Para dosar a entrega de força, alterar a rotação das trocas de marchas, gerenciar a calibração da assistência para a direção e outros recursos, a Ford equipou a F-150 com oito modos de condução. No Esportivo, por exemplo, as trocas de marchas são alongadas, o mapeamento do pedal fica mais agressivo e a direção mais responsiva, com acionamento da tração 4x4 automática para priorizar a entrega de potência e o veículo acelerar mais rápido.
Por outro lado, o modo Eco modula a progressão do pedal em acelerações e gerencia a troca de marchas para otimizar a economia de combustível, usando a tração 4x2. Ainda existem programas específicos para o uso off-road ou pavimentos ruins, afinal, é uma picape com tração 4x4 que conta com bloqueio de diferencial.
A GRANDES RIVAIS
A primeira empresa a investir no segmento de picapes grandes no país foi a RAM, que tem no seu portfólio uma das concorrentes da F-150, a 1500. São duas opções: Rebel (R$ 489.990) e Limited (R$ 535.990). Desde o final do ano, a Chevrolet também começou atuar no segmento com a Silverado. Por enquanto, oferece uma única versão, a High Country, que custa R$ 529.900.