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Antônio Meira Jr.
Publicado em 16 de outubro de 2024 às 14:00
O mercado nacional é impactado por um grande volume de veículos destinados a locadoras, que domina o emplacamento em alguns segmentos. Na Bahia é diferente. Apesar da composição dos emplacamentos ter influência de vendas corporativas, o varejo é dominante. Nesse cenário, o Creta é um produto de grande relevância no estado.>
Esse Hyundai é o carro de passeio mais licenciado no mercado estadual. Foram 2.591 unidades entre janeiro e setembro, ficando na frente de todos os veículos mais acessíveis, como o Volkswagen Polo, que somou 1.951 emplacamentos no acumulado do ano.>
Alguns fatores deixam o Creta nessa posição privilegiada no ranking baiano: o espaço, a garantia de cinco anos e a conectividade. Esses atributos prevaleceram em relação ao desenho controverso que a Hyundai apresentou a partir de 2021, quando atualizou a geração do SUV.>
Agora, a empresa sul-coreana promoveu uma atualização na dianteira e na traseira do Creta, incluindo mudanças profundas no conjunto óptico da frente e de trás. Além disso, mudou a parte superior do painel e introduziu um novo motor, que posiciona o veículo como o mais potente da categoria. São novidades que devem ampliar a competitividade do modelo na categoria e a sua liderança no mercado estadual.>
PROPULSÃO E CONDUÇÃO>
O motor 2 litros aspirado abriu espaço para o 1.6 litro turbo na versão topo de linha, a Ultimate. Esse propulsor de quatro cilindros a gasolina rende 193 cv de potência a 6 mil rpm e entrega 27 kgfm de torque a 4.500 giros. De acordo com a aferição do Inmetro, ele é 9% mais econômico que o anterior. De acordo com o instituto, o veículo percorrer 11,9 quilômetros com um litro de gasolina na cidade e faz 13,5 km/l na estrada.>
Esse engenho da família Gamma II, denominado como 1.6 TGDI, é associado a uma transmissão automática de sete velocidades e dupla embreagem. É um equipamento que permite trocas mais rápidas e suaves. >
Para as versões Comfort, Limited, Platinum e N Line o motor segue o 1 litro turbo (1.0 TGDI) da família Kappa. Bicombustível, esse propulsor de três-cilindros entrega, com gasolina ou etanol, 120 cv de potência aos 6 mil rpm, com torque máximo de 17,5 kgfm logo aos 1.500 rpm, que se mantém até 3.500 rpm.>
Recalibrado, ficou mais eficiente, com resultados 6% melhores. Com etanol são 8,4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Utilizando gasolina, são 12 km/l em trânsito urbano e 12,7 km/l em trechos rodoviários. Com a motorização 1 litro, a transmissão é automática de seis marchas.>
Nos equipamentos que facilitam a rotina do condutor e ampliam a segurança, a depender da versão, estão itens como câmera 360 graus, alerta de ponto cego, assistentes de permanência e centralização em faixa, detector de fadiga, farol alto adaptativo, assistente de tráfego cruzado traseiro e controle de velocidade adaptativo. Há ainda um sistema de frenagem autônomo.>
MERCADO EM EXPANSÃO>
Para as opções com motor 1.0 turbo, não há aumento de preço em relação ao modelo anterior. A opção mais acessível é a Comfort (R$ 141.890), seguindo com Limited (R$ 156.490), Platinum (R$ 172.690) e N Line (R$ 182.090).>
A topo de linha Ultimate, que vem com o 1.6 turbo, tem preço sugerido de R$ 189.990, R$ 2 mil acima da opção anterior, de 2 litros. A Hyundai descontinuou a versão Action, que era vendida com a carroceria anterior e motor 1.6 aspirado.>
Entre os rivais, estão desde o Chevrolet Tracker, passando por Honda HR-V, Fiat Fastback, VW T-Cross e Nissan Kicks, até o Toyota Corolla Cross. Tudo depende da configuração de equipamentos e motorização.>
Neste ano, além do Creta, a Hyundai lançou o Palisade, um SUV de oito lugares, e o Ioniq 5, seu primeiro elétrico no país. Para 2025, a empresa espera fazer seis lançamentos, entre os mais esperados estão o SantaFe, o Kona e o Tucson.>
*O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA HYUNDAI>