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Lexus UX fica R$ 14 mil mais barato e faz 17 km/l

UX 300h tem cinco anos de garantia e é o modelo mais acessível da divisão premium da Toyota

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 1 de novembro de 2024 às 14:30

Modelo de entrada da Lexus, o UX é oferecido em apenas uma versão na linha 2025
Modelo de entrada da Lexus, o UX é oferecido em apenas uma versão na linha 2025 Crédito: Divulgação

Maior fabricante de automóveis do mundo, líder em picapes médias e sedãs no Brasil, a Toyota está reforçando duas divisões importantes da empresa no país: a esportiva, com a Gazoo Racing, e a de veículos premium, a Lexus.

Entre os modelos de luxo, a empresa está em crescimento constante nos últimos dois anos. Embora com volumes ainda discretos, a Lexus teve um incremento de 109% nas vendas de 2022 para 2023 e projeta aumentar mais 29% este ano.

Neste ano, a empresa não lançou novos produtos, mas incorporou o primeiro híbrido com carregamento externo ao seu portfólio, o RX 450h+, e, nesta semana, apresentou a atualização do UX, seu modelo de acesso. Além de ganhar potência, o crossover teve sua estratégia ajustada: ao invés de duas versões, tem agora apenas uma, a topo de linha, que ficou R$ 14 mil mais barata.

Em relação ao preço, o UX mais completo custava R$ 313.990 e agora é oferecido por R$ 299.990. Anteriormente, era comercializada no mercado nacional a configuração 250h, agora é oferecida a 300h. Essa denominação é alusiva ao conjunto motriz.

Com foco no condutor, a cabine do crossover conta com oito airbags por Divulgação

O UX 300h é equipado com a quinta geração do Lexus Hybrid System, que soma o motor 2 litros a gasolina, com 152 cv de potência e 18,8 kgfm de torque, a uma máquina elétrica com 112 cv e 20,6 kgfm. Com isso, o conjunto entrega 198 cv de potência combinada, 14 cv a mais que o antecessor.

Para completar, o sistema híbrido fornece energia para recarregar a nova bateria. Leve e compacta, com 60 células de íons de lítio - que substitui o sistema anterior metálico de níquel -, ela é instalada sob o banco traseiro para contribuir com a dinâmica ao volante.

A transmissão CVT também foi atualizada e agregou a tecnologia shift-by-wire, que substitui as conexões mecânicas por comandos elétricos, para proporcionar uma experiência de troca de marchas mais rápida e suave.

Na prática, o UX acelera melhor e continua com forte compromisso com a eficiência energética. De acordo com a aferição do Inmetro, o consumo urbano é de 17,3 km/l e de 14,9 km/l em estradas. Como é comum em híbridos, o resultado melhor em vias urbanas é explicado pelas maiores possibilidades de regeneração de energia, graças às frenagens e desacelerações frequentes.

VIDROS HIDROFÓBICOS

Produzido no Japão, o UX chega ao Brasil recheado de equipamentos e tecnologias que não são nítidas a um primeiro olhar. Entre outros, estão o para-brisa e os vidros laterais hidrofóbicos, que repelem melhor a água, tornando a condução mais segura durante chuvas. Além disso, todos os vidros do veículo são duplos, o que confere um melhor conforto acústico na cabine.

Em relação à segurança, são oito airbags, dois deles dedicados aos joelhos do motorista e do passageiro da frente. Existem ainda avançados sistemas de auxílio à condução, como o de pré-colisão com detecção de pedestres. Esse recurso é projetado para detectar um veículo, pedestre, ciclista ou motociclista e fornecer um aviso visual e sonoro de colisão frontal.

Se o motorista não reagir, o sistema aciona a frenagem automática de emergência em velocidades entre aproximadamente 5 km/h e 180 km/h. Para ter uma atuação precisa, são utilizados uma câmera e um radar de ondas milimétricas.

São 4,49 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,52 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. O bagageiro leva 268 litros
São 4,49 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,52 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. O bagageiro leva 268 litros Crédito: Divulgação

BAHIA EM DESTAQUE

A Lexus tem poucas concessionárias no país, com duas em São Paulo e outras oito nas capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória. Na Bahia, a marca se destaca com uma participação de mercado superior à média nacional. A concessionária na Capital tem no acumulado do ano 5,3% do mercado premium, quase três vezes a média das outras lojas, que é de 2,1%.

Apesar das poucas lojas dedicadas, os clientes da Lexus contam com o suporte da ampla rede Toyota em todo o território nacional, sendo possível programar nelas as revisões e outros serviços. Inclusive, a garantia é a mesma de modelos da Toyota - cinco anos - e a cobertura para o sistema híbrido é de oito anos.

*O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA LEXUS