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Antônio Meira Jr.
Publicado em 30 de junho de 2023 às 14:30
De Tatuí, São Paulo, e Mendoza, Argentina*>
No final de 2018 - antes mesmo de lançar a linha 2020 da Ranger, que chegou ao mercado em julho de 2019 - a Ford começou o desenvolvimento e a adequação da nova geração da picape para a América do Sul. De lá para cá, foram percorridos milhares de quilômetros em 23 estados brasileiros e seis províncias argentinas.>
O projeto é tão abrangente que até a fábrica na Argentina, uma das seis do mundo que produzem o veículo e onde são produzidas as unidades que chegam ao mercado brasileiro, foi completamente atualizada. Para isso, foram investidos R$ 3,3 bilhões. Só para a montagem da carroceria foram instalados 318 novos robôs inteligentes. >
Essa planta, situada na região Metropolitana de Buenos Aires, coloca em prática o desenvolvimento feito pela engenharia brasileira, que fica baseada na Bahia. >
Inicialmente, desembarcam nas concessionárias brasileiras duas versões da Ranger: XLT (R$ 289.990) e Limited (R$ 319.990). Ambas são equipadas com um motor V6 turbodiesel de 3 litros que entrega 250 cv de potência e 61,2 kgfm de torque. A potência será inferior apenas à da Amarok (258 cv), mas o torque é o maior da categoria.>
No entanto, a maior qualidade da Ranger é o seu equilíbrio dinâmico. Avaliei o utilitário em diversas situações: no Campo de Provas de Tatuí, no interior de São Paulo, e também na província de Mendoza, na Argentina. Assim, foi possível entender o compromisso da engenharia para entregar um veículo que oferece conforto no off-road, em piso de cascalho, na lama e no asfalto. A capacidade de imersão de 80 centímetros surpreende.>
A suspensão está bem calibrada, e na traseira os amortecedores ficam dos lados externos das longarinas. A eficiência do sistema de freios também melhorou, incluindo a adoção de discos na traseira. A direção elétrica recebeu uma atenção especial e está muito precisa, proporcionando segurança em desvios em pisos ruins.>
A transmissão automática tem 10 velocidades - a mesma que equipa a F-150 e o Mustang - e proporciona trocas suaves. Faz falta a possibilidade de trocas manuais por paddle shifters, opção que será exclusiva da configuração esportiva Raptor - prevista para estrear ainda neste ano. A possibilidade é cambiar manualmente por teclas na alavanca instalada no console central.>
O conjunto motriz ainda conta com um moderno sistema de tração 4x4, que traz a opções de modos de condução e um inédito programa que atua automaticamente. Dessa forma, o veículo funciona no sistema All Wheel Drive, ou seja, envia tração automaticamente para cada um dos eixos, em qualquer velocidade.>
Tecnologias a bordo
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A Ranger é capaz de receber atualizações à distância, por meio da tecnologia Over the Air (OTA) para o aprimoramento contínuo de sistemas do veículo. Esse avanço vem da sua nova arquitetura elétrica totalmente conectada, com 36 módulos que trocam informação de forma integrada. >
Na cabine, além de painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas e central multimídia com tela de 10 pol (XLT) e 12 pol (Limited), que aceita comandos de voz, as duas versões têm bancos de couro com ajuste elétrico em oito posições para o motorista, volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade e espelho retrovisor eletrocrômico. >
Para quem está disposto a ter mais tecnologia, a Ford oferece por R$ 20 mil um pacote de opcionais para a versão Limited. Ele inclui painel de instrumentos digital de 12,4 pol e rodas de liga leve de 20 pol, normalmente, a Limited é 18 pol e a XLT, 17 pol. >
O pacote ainda inclui piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras 360°. >
Nessa geração, a caminhonete perdeu os ajustes de altura dos cintos de segurança dianteiros. Pelo preço, deveria oferecer iluminação para os espelhos dos para-sois. >
A Ranger continua com cinco anos de garantia total, assim como a Toyota Hilux, atual líder de vendas segmento, e da Mitsubishi L200. Ao lado da Chevrolet S10, segunda mais vendida, conta com um aplicativo que permite comandos remotos. No modelo da Ford o sistema é mais sofisticado.>
Novidades em breve
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Em setembro, a Ford irá promover o lançamento das versões XL (4x4) e XLS (4x2 e 4x4), ambas com cabine dupla e equipadas com o inédito motor 2 litros. Esse propulsor entrega 170 cv de potência e 41,3 kgfm de torque. É associado a uma transmissão automática nas configurações XLS e manual na XL, sempre com seis marchas.>
*O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA FORD>