Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Antônio Meira Jr.
Publicado em 3 de setembro de 2024 às 14:00
Há algum tempo, a Kia ensaia introduzir um veículo elétrico no Brasil. A expectativa inicial seria que a estreia fosse com o EV6, crossover esportivo que chegou a ser homologado para o país. Porém, a pandemia e demandas de outros mercados mudaram a estratégia.>
Enfim, depois dos híbridos Sportage, Stonic e Niro, a empresa sul-coreana lançou um elétrico aqui, o EV5. Produzido na China, o modelo é destinado exclusivamente a mercados emergentes. É um SUV com o mesmo comprimento do Toyota RAV4 (4,61 metros) e com preços próximos aos de modelos premium como BMW iX1 e Volvo XC40.>
A versão única oferecida no país, a Land, custa R$ 399.990, enquanto o XC40 é tabelado por R$ 342.950 (P6) e R$ 404.950 e o iX1, entre R$ 359.950 (X-Line) e R$ 434.950 (M Sport). A explicação da Kia para o preço do EV5 é que esse veículo já está pagando a nova alíquota de importação para elétricos de 18%, enquanto os rivais ainda não consideraram esse aumento de impostos.>
O novo elétrico da Kia tem um visual bastante arrojado, desenvolvido sob a supervisão do chefe de design da marca, Karim Habib. Nascido no Líbano e com cidadania canadense, Habib atuou na BMW e na Infiniti, divisão de veículos premium da Nissan, e atuou na Kia com o alemão Peter Schreyer na criação da nova linguagem estética da marca.>
"Em todas as etapas, os designers da Kia trabalharam em estreita colaboração com seus colegas engenheiros para criar uma solução holística para a mobilidade sustentável. Como resultado, o EV5 estabelece um novo padrão de design, desempenho e praticidade, proporcionando novos níveis de prazer ao motorista e experiência ao usuário", explicou Habib.>
Realmente, o EV5 é um produto bom de guiar, com suspensão macia, no entanto, o condutor sente o veículo nas mãos. Além disso, tem boas soluções internas, para a ergonomia e armazenamento de objetos - como uma gaveta sob o console central que pode ser acessada por passageiros do banco traseiro.>
Um dos seus trunfos é a bateria, com capacidade de 88,16 KWh, que proporciona uma autonomia de 402 quilômetros conforme a aferição do Inmetro e 505 km de acordo com o ciclo de medição europeu. Esse acumulador de energia abastece o motor elétrico dianteiro, que rende 217,5 cv de potência e entrega 31,6 kgfm de torque.>
Quanto ao recarregamento, em corrente contínua (DC) de 360 kW, a bateria do EV5 pode ser “abastecida” em 27 minutos (80%) e, em estação de 50 kW, em 83 minutos (também 80%); enquanto em corrente alternada (AC), de 11 kW (rede trifásica), em 8h10, e com unidade de 7 kW (rede bifásica), em 9h40.>
A KIA NO BRASIL>
A Kia tem um modelo de negócio diferente da maioria das marcas instaladas no país. Enquanto diversos fabricantes atuam diretamente no mercado nacional, fazendo a gestão local, a empresa coreana é comandada há mais de 30 anos pelo Grupo Gandini. A companhia brasileira é responsável pela importação e distribuição dos veículos.>
Inclusive, quem escolhe a rede de concessionários é o Grupo Gandini. Na Bahia, a Kia tem representantes em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador. No entanto, na Capital o concessionário será substituído. Em breve, a Intervia, empresa do grupo pernambucano Via1, vai dar lugar a uma loja gerida pelo Grupo Paraguassu, que atua em várias cidades do interior e comanda a Retirauto Chevrolet em Salvador.>
NOVOS LANÇAMENTOS>
Outros modelos vão chegar às concessionárias da Kia no Brasil nos próximos meses. Depois do EV5, outro elétrico, o EV9, um SUV de sete lugares sofisticado e tecnológico. Outra novidade será o retorno do Sorento, provavelmente com motorização diesel.>
Entre os veículos menores, está prevista para o ano que vem a estreia do K3, um carro do porte do Volkswagen Polo. A expectativa inicial é que seja comercializada aqui a configuração sedã, para rivalizar com Honda City, Nissan Versa e Volkswagen Virtus. >
O K3 é produzido no México e já é oferecido em outros países da América Latina, como Argentina, Peru e Uruguai - onde a Kia também é representada pelo Grupo Gandini.>
*O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA KIA>