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Antônio Meira Jr.
Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 09:00
Os carros elétricos estão em ascensão e os chineses estão se especializando nesse tipo de veículo. Diferentemente do que ocorre no Brasil, a China tem mais de 170 fabricantes de automóveis. Uma das maiores é a Great Wall Motor (GWM), que opera por meio de submarcas. No mercado nacional, começou com a Haval, que comercializa SUVs, e, posteriormente, com a Ora, que representa os modelos movidos exclusivamente a bateria.>
O primeiro elétrico da marca no país é o 03, que tem duas versões: Skin, oferecido por R$ 150 mil, e a GT, que custa R$ 184 mil. Rodamos na configuração GT do Ora 03, que chama a atenção pela extensa lista de equipamentos e pelo visual, que lembra clássicos como o MINI Cooper e o Volkswagen Beetle.>
A bordo do hatchback, um detalhe se destaca no canto esquerdo do quadro de instrumentos, que é digital, a autonomia. Completamente carregada, apontava uma autonomia superior a 400 quilômetros, maior que a apontada pelo Inmetro: 319 km. É claro que o alcance varia de acordo com a tocada imposta pelo motorista, valendo a velha máxima de "cavalo anda, cavalo bebe".>
No caso do 03 GT, os 171 cv de potência, gerados pelo motor elétrico dianteiro, utilizam como fonte uma bateria de 63 kWh. Instalada no assoalho, a bateria é pesada, o que eleva o peso total do veículo para 1.580 kg. No entanto, o propulsor atende bem. Com 25,5 kgfm de torque, ele empurra o carro de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos.>
A dirigibilidade é agradável e o motorista consegue uma boa posição para guiar com os ajustes de altura e profundidade da coluna de direção. Para completar, o banco do condutor conta com ajustes elétricos - faltou apenas regulagem de altura para o cinto de segurança.>
Tudo corria bem na avaliação, até que as chuvas da última semana revelaram um ponto negativo, que foi confirmado posteriormente em pisos de baixo atrito: o sistema de tração precisa ser melhorado. O Ora 03 não traciona bem quando há pouca aderência.>
Outra situação desconfortável é para acessar os comandos do ar-condicionado. O painel central tem poucos comandos físicos, os demais são condensados na central multimídia. Se você estiver guiando e utilizando o CarPlay ou o Android Auto na tela do Waze, por exemplo, precisa seguir alguns passos para alterar a ventilação: sair do navegador, ir para a tela principal, clicar no ícone da marca e só depois irá aparecer o comando para ajuste do ar.>
Em compensação, a GWM recheou o Ora 03 GT com teto solar panorâmico, bancos com acabamento em couro, câmera 360 graus, sete airbags e diversos equipamentos de auxílio à condução. Entre outros, o carro tem alerta e frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres, motos e bicicletas. Com tantos itens, ficou faltando incluir um limpador para o vidro traseiro.>
Na concorrência com essa versão do Ora estão modelos como: BYD Dolphin Plus (R$ 179.800), Nissan Leaf Tekna (R$ 298.490), MINI Cooper SE (R$ 269.990) e Renault Megane E-Tech (R$ 279.900). O MINI está em promoção por R$ 199.990 e o Nissan, por R$ 220.990.>
HISTÓRICO CHINÊS>
O Brasil está vivendo sua segunda onda de marcas chinesas, com a chegada da BYD, GWM e Seres, além da promessa da Omoda e Jaecoo para este ano. Da safra anterior, o mercado assistiu o fracasso da Geely e da Lifan, além do vexame da JAC Motors, que prometeu uma fábrica em Camaçari e fracassou. A Chery foi a única que vingou, por meio de uma associação com a brasileira CAOA.>
Das recém-chegadas, a GWM saiu na frente e comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de SP. O início da produção está previsto para maio, com um SUV híbrido, o Haval H6.>