Balanço automotivo: mercado cresceu mais de 11% em 2023

Conheça os carros e marcas mais vendidos no Brasil e na Bahia e saiba qual a expectativa para este ano

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  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 5 de janeiro de 2024 às 15:30

A Strada liderou as vendas Brasil, e também na Bahia, no ano passado. A Fiat foi a marca mais vendida no país
A Strada liderou as vendas Brasil, e também na Bahia, no ano passado. A Fiat foi a marca mais vendida no país Crédito: Divulgação

Apesar das dificuldades, 2023 foi um ano positivo para a indústria automotiva no Brasil. Foram emplacados 2.179.363 automóveis, picapes e vans zero-quilômetro no mercado nacional. Esse volume foi 11,33% maior do que o obtido em 2022. Porém, foram quase 500 mil unidades a menos do que em 2019, último ano antes da pandemia.

Em relação ao tipo das vendas, no último ano, 50,42% dos veículos licenciados foram para pessoas físicas e 49,58% estavam associados, em sua maioria, a um CNPJ. Com exceção de taxistas, produtores rurais e compras de empresas, as locadoras adquiriram boa parte da produção brasileira.

Isso mostra que, mesmo com as medidas pelo Governo Federal para incentivar as vendas entre junho e julho, o consumidor ainda teve dificuldades para adquirir um carro. “Com a ligeira melhora na inadimplência, no último trimestre de 2023, percebemos que houve uma maior disponibilização de crédito por parte das instituições financeiras e isso foi captado pelo mercado”, explicou Andreta Jr., presidente da Fenabrave, entidade que representa 7.400 concessionárias de veículos.

EXPECTATIVAS 2024

A Fenabrave projeta um aumento de 12% nas vendas de automóveis e comerciais leves para este ano, totalizando 2.440.887 unidades emplacadas. “Estamos prevendo uma possível melhora na oferta do crédito, assim como um ambiente positivo na indústria, que terá mais incentivos para o desenvolvimento de novos produtos, a partir do Programa MOVER, recém-anunciado pelo governo”, analisa Andreta Jr.

Em relação à produção de veículos no país, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), prevê um crescimento de 4,7%. Dessa forma, seriam produzidos 2,47 milhões de unidades no país, com cerca de 400 mil destinadas à exportação. De qualquer forma, a Anfavea – associação das montadoras - não está muito otimista: “Acredito que só em 2026 recuperaremos os níveis registrados antes da pandemia”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da entidade.

COMO FORAM AS VENDAS

No acumulado do ano, a Fiat foi a marca que mais vendeu no Brasil. Foram 475.519 unidades emplacadas entre janeiro e dezembro, o que deixou a empresa com 21,82% de participação. Em seguida, ficou a Volkswagen (15,83%), que fechou 2023 na segunda posição – com aumento de 75.885 unidades - e ultrapassou a Chevrolet (15,05%), terceira colocada. A quarta e quinta colocações ficaram estáveis: Toyota (8,82%) em quarto e Hyundai (8,55%) em quinto.

Nas cinco posições seguintes, ficaram: Jeep (7,36%), Renault (5,79%), Nissan (3,31%), Honda (4,19%) e Peugeot (1,60%). Entre essas empresas, a Jeep deixou de vender 10.583 unidades no ano passado, enquanto Nissan ampliou em 18.883 e a Honda, em 15.352.

CHINESES E EUROPEUS

Entre os fabricantes chineses, a Caoa Chery foi a campeã com 31.479 emplacamentos, o equivalente a 1,44% de participação. A BYD somou 17.938 unidades e a GWM 11.479 unidades.

No mercado de veículos premium, a liderança ficou com a BMW. A marca alemã acumulou 15.108 licenciamentos em 2023, quase o dobro da Volvo (8.185) que ficou na segunda posição. Na sequência, ficaram: Audi (6.508), Porsche (5.229), Land Rover (4.990) e Mercedes-Benz (4.041).

Na comparação com o ano anterior, a Audi vendeu mais, porém perdeu a posição para a Volvo, que foi ainda melhor. A Mercedes-Benz, que havia somado 4.977 carros em 2022, perdeu posições para Porsche, que teve um grande crescimento, e Land Rover.

MODELOS MAIS VENDIDOS

Entre os veículos, a Fiat Strada se manteve na liderança com 120.600 emplacamentos. A novidade ficou com a vice-liderança do Volkswagen Polo que somou 111.242 unidades. Na sequência, outros dois hatches: Chevrolet Onix (102.043) e Hyundai HB20 (88.905). Fechando os cinco primeiros, um sedã, o Chevrolet Onix Plus (74.887).

Da quinta à sexta posição, ficaram: Fiat Mobi (73.428), Volkswagen T-Cross (72.441), Fiat Argo (66.717), Chevrolet Tracker (66.643) e Hyundai Creta (65.817). Na disputada categoria dos SUVs compactos, o T-Cross foi o vencedor.

No mercado baiano, a Fiat Strada também foi campeã, com 5.642 emplacamentos. No entanto, as posições seguintes são diferentes da média nacional: Hyundai Creta (3.746) em segundo, Chevrolet Onix (3.109) em terceiro, Fiat Toro (2.804) em quarto e Chevrolet Tracker (2.787) em quinto.

Nas cinco posições seguintes, ficaram: Toyota Hilux (2.468), VW Polo (2.265), Jeep Compass (2.179), Toyota Corolla Cross (2.177) e Fiat Pulse (2.034). Os SUVs mostraram sua força no estado, com cinco modelos nas 10 primeiras posições. As picapes também se destacaram com três veículos no ranking.

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Depois do forte crescimento em 2022, as exportações recuaram 17% em 2023, com 399 mil unidades. Além do encolhimento no mercado doméstico de importantes destinos, como Chile e Colômbia, houve uma sensível perda de participação dos produtos brasileiros na Argentina, nosso principal parceiro comercial, a ponto de ele ser superado pelo México pela primeira vez na história.