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Antônio Meira Jr.
Publicado em 5 de janeiro de 2024 às 15:30
Apesar das dificuldades, 2023 foi um ano positivo para a indústria automotiva no Brasil. Foram emplacados 2.179.363 automóveis, picapes e vans zero-quilômetro no mercado nacional. Esse volume foi 11,33% maior do que o obtido em 2022. Porém, foram quase 500 mil unidades a menos do que em 2019, último ano antes da pandemia.>
Em relação ao tipo das vendas, no último ano, 50,42% dos veículos licenciados foram para pessoas físicas e 49,58% estavam associados, em sua maioria, a um CNPJ. Com exceção de taxistas, produtores rurais e compras de empresas, as locadoras adquiriram boa parte da produção brasileira.>
Isso mostra que, mesmo com as medidas pelo Governo Federal para incentivar as vendas entre junho e julho, o consumidor ainda teve dificuldades para adquirir um carro. “Com a ligeira melhora na inadimplência, no último trimestre de 2023, percebemos que houve uma maior disponibilização de crédito por parte das instituições financeiras e isso foi captado pelo mercado”, explicou Andreta Jr., presidente da Fenabrave, entidade que representa 7.400 concessionárias de veículos.>
EXPECTATIVAS 2024>
A Fenabrave projeta um aumento de 12% nas vendas de automóveis e comerciais leves para este ano, totalizando 2.440.887 unidades emplacadas. “Estamos prevendo uma possível melhora na oferta do crédito, assim como um ambiente positivo na indústria, que terá mais incentivos para o desenvolvimento de novos produtos, a partir do Programa MOVER, recém-anunciado pelo governo”, analisa Andreta Jr.>
Em relação à produção de veículos no país, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), prevê um crescimento de 4,7%. Dessa forma, seriam produzidos 2,47 milhões de unidades no país, com cerca de 400 mil destinadas à exportação. De qualquer forma, a Anfavea – associação das montadoras - não está muito otimista: “Acredito que só em 2026 recuperaremos os níveis registrados antes da pandemia”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da entidade.>
COMO FORAM AS VENDAS>
No acumulado do ano, a Fiat foi a marca que mais vendeu no Brasil. Foram 475.519 unidades emplacadas entre janeiro e dezembro, o que deixou a empresa com 21,82% de participação. Em seguida, ficou a Volkswagen (15,83%), que fechou 2023 na segunda posição – com aumento de 75.885 unidades - e ultrapassou a Chevrolet (15,05%), terceira colocada. A quarta e quinta colocações ficaram estáveis: Toyota (8,82%) em quarto e Hyundai (8,55%) em quinto.>
Nas cinco posições seguintes, ficaram: Jeep (7,36%), Renault (5,79%), Nissan (3,31%), Honda (4,19%) e Peugeot (1,60%). Entre essas empresas, a Jeep deixou de vender 10.583 unidades no ano passado, enquanto Nissan ampliou em 18.883 e a Honda, em 15.352. >
CHINESES E EUROPEUS>
Entre os fabricantes chineses, a Caoa Chery foi a campeã com 31.479 emplacamentos, o equivalente a 1,44% de participação. A BYD somou 17.938 unidades e a GWM 11.479 unidades.>
No mercado de veículos premium, a liderança ficou com a BMW. A marca alemã acumulou 15.108 licenciamentos em 2023, quase o dobro da Volvo (8.185) que ficou na segunda posição. Na sequência, ficaram: Audi (6.508), Porsche (5.229), Land Rover (4.990) e Mercedes-Benz (4.041). >
Na comparação com o ano anterior, a Audi vendeu mais, porém perdeu a posição para a Volvo, que foi ainda melhor. A Mercedes-Benz, que havia somado 4.977 carros em 2022, perdeu posições para Porsche, que teve um grande crescimento, e Land Rover.>
MODELOS MAIS VENDIDOS>
Entre os veículos, a Fiat Strada se manteve na liderança com 120.600 emplacamentos. A novidade ficou com a vice-liderança do Volkswagen Polo que somou 111.242 unidades. Na sequência, outros dois hatches: Chevrolet Onix (102.043) e Hyundai HB20 (88.905). Fechando os cinco primeiros, um sedã, o Chevrolet Onix Plus (74.887).>
Da quinta à sexta posição, ficaram: Fiat Mobi (73.428), Volkswagen T-Cross (72.441), Fiat Argo (66.717), Chevrolet Tracker (66.643) e Hyundai Creta (65.817). Na disputada categoria dos SUVs compactos, o T-Cross foi o vencedor.>
No mercado baiano, a Fiat Strada também foi campeã, com 5.642 emplacamentos. No entanto, as posições seguintes são diferentes da média nacional: Hyundai Creta (3.746) em segundo, Chevrolet Onix (3.109) em terceiro, Fiat Toro (2.804) em quarto e Chevrolet Tracker (2.787) em quinto.>
Nas cinco posições seguintes, ficaram: Toyota Hilux (2.468), VW Polo (2.265), Jeep Compass (2.179), Toyota Corolla Cross (2.177) e Fiat Pulse (2.034). Os SUVs mostraram sua força no estado, com cinco modelos nas 10 primeiras posições. As picapes também se destacaram com três veículos no ranking.>
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS>
Depois do forte crescimento em 2022, as exportações recuaram 17% em 2023, com 399 mil unidades. Além do encolhimento no mercado doméstico de importantes destinos, como Chile e Colômbia, houve uma sensível perda de participação dos produtos brasileiros na Argentina, nosso principal parceiro comercial, a ponto de ele ser superado pelo México pela primeira vez na história.>