Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Justiça da Espanha ordena prisão preventiva de Daniel Alves

Jogador de 39 anos é acusado de assédio sexual contra uma mulher em boate de Barcelona

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2023 às 14:15

. Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

A Justiça da Espanha determinou, nesta sexta-feira (20), a prisão preventiva e sem fiança para o jogador Daniel Alves, acusado de assédio sexual. A decisão vem após um pedido do Ministério Público do país, e foi acatada pela juíza Maria Concepción Canton Martín, do Juizado de Instrução 15 de Barcelona.

A ordem de prisão foi cumprida, e o baiano foi levado ao Centro Penitenciário Brians 1, nos arredores de Barcelona, que é usado para reclusões preventivas. Ele vai permanecer preso até julgamento, que não tem data para ocorrer. Cabe recurso da decisão.

Daniel Alves é suspeito de ter cometido assédio sexual contra uma mulher em uma casa noturna de Barcelona, na noite de 30 de dezembro de 2022. O brasileiro nega a acusação.

O lateral-direito, de 39 anos, foi detido no início do dia, quando dava o depoimento em uma delegacia de Barcelona. Na sequência, Alves saiu de lá em uma viatura da polícia, que colocou o jogador à disposição judicial. Ele chegou ao tribunal algemado e esperou o resultado do julgamento em uma cela com outros detidos."O Juizado de Instrução 15 de Barcelona recebeu hoje, como detido, o jogador Dani Alves, denunciado por uma mulher por um suposto delito de agressão sexual por fatos supostamente ocorridos em uma discoteca de Barcelona no mês passado de dezembro. A magistrada concordou com a PRISÃO PROVISÓRIA comunicada e sem fiança por uma causa aberta por delito de agressão sexual", diz a nota emitida pelo tribunal.O depoimento da vítima à polícia teria sido obtido pelo jornal El Periódico de Catalunya, que divulgou detalhes da acusação. Segundo o relato, ela teria sido estuprada, agredida e obrigada a fazer sexo oral. A pena pode chegar até 12 anos de prisão.

O jogador baiano foi para a Espanha após o falecimento da sogra. À TV Globo, a equipe do lateral disse que ele aproveitou a viagem para fazer o depoimento, por vontade própria.

Daniel Alves tinha passagem de volta marcada para esta sexta-feira (20), e esperava regressar ao México, onde atuava pelo Pumas. Mas, após a ordem de prisão, irá permanecer detido até o julgamento, que deve ocorrer em alguns dias.

Após a prisão, o Pumas anunciou a rescisão do contrato do lateral-direito. A decisão foi comunicada em forma de pronunciamento (sem direito a perguntas) pelo presidente Leopoldo Silva .

Daniel Alves havia sido liberado pelo clube para ir a Barcelona, e foi desfalque na derrota por 3x0 para o Santos Laguna, no último fim de semana. O clube esperava que ele retornasse para o duelo deste domingo (22), contra o León, pela terceira rodada do Torneio Clausura.

Segundo o UOL, o procedimento pelo qual passou Daniel Alves é pouco comum: é de praxe que, entre o depoimento à polícia e o julgamento, passem pelo menos 72 horas. No caso do brasileiro, ambos aconteceram no mesmo dia.

A acusação

O caso teria acontecido na madrugada do dia 30 de dezembro, quando Daniel e amigos foram à discoteca Sutton de Barcelona. De acordo com a imprensa espanhola, câmeras do estabelecimento mostram que Dani Alves e uma garota vão ao banheiro que era unissex - ou seja, de uso para homens e mulheres.

Segundo a emissora catalã Antena3, cerca de 47 segundos depois, o jogador deixa o local. A jovem sai depois e tem uma certa crise de ansiedade. Ela começa a chorar, é amparada pelas amigas e relata ter sido assediada sexualmente pelo atleta. 

De acordo com o jornal espanhol ABC, a vítima declara que Alves teria colocado a mão por dentro de sua roupa.

A equipe de segurança da casa noturna acionou a polícia catalã, que colheu depoimento da mulher no mesmo dia. Ela preferiu não denunciar o jogador no momento. Isso só ocorreu no dia 4 de janeiro, quando a investigação foi iniciada. Daniel Alves foi embora do local antes da chegada dos policiais.

Em entrevista recente, o brasileiro negou a acusação. "Primeiramente, gostaria de desmentir tudo. Eu estive nesse lugar (casa noturna), com mais gente, aproveitando. Todo mundo que me conhece sabe que eu adoro dançar. Eu estava aproveitando, mas sem invadir o espaço dos demais. Sempre respeitando o entorno", afirmou Daniel Alves em entrevista ao programa Y Ahora Sonsoles, do canal espanhol Antena 3.

"Quando você decide ir ao banheiro não precisa perguntar quem está lá também. Sinto muito mas não sei quem é esta senhorita. Não sei seu nome, não a conheço, nunca a vi antes na vida", declarou o jogador.

Daniel Alves retornou ao México nos primeiros dias de janeiro. Ele esteve em campo pelo Pumas no dia 8, quando deu uma assistência na vitória por 2x1 contra o Juarez, pelo Clausura do Campeonato Mexicano.