Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Elas Gostam (Popa da Bunda) é a música do Carnaval de 2018

Várias Novinhas, de Léo Santana, ficou em segundo lugar na Pesquisa Bahia Folia

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 15 de fevereiro de 2018 às 19:32

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Fotos: Reprodução/Instagram

Elas Gostam (Popa da Bunda) é a música vencedora da Pesquisa Bahia Folia 2018, da TV Bahia, que há 25 anos elege o hit que faz a cabeça dos foliões nos circuitos da festa. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15). A música conquistou 51% dos mais de 2,2 milhões de eleitores. Na pesquisa, coordenada pelo P&A Instituto de Pesquisa, a composição de Àttooxxá, gravada por Márcio Victor, foi a mais votada pelos internautas. A decisão leva em conta a votação no site do Bahia Folia e uma pesquisa de rua - realizada entre a terça de Carnaval (13) e a quarta-feira (14) de Cinzas.

[[publicidade]]

Formado por Rafa Dias (DJ e produtor musical), Raoni Knalha (voz), Osmar ‘Oz’ (voz), Wallace Chibata (guitarra), Tutakamon e Leo Brown (percussão), o grupo revelação do verão Àttooxxá é autor do hit, que foi gravado por Márcio Vitor, líder do Psirico.

Leia também:Leitores do CORREIO elegem Várias Novinhas a música do Carnaval  Rafa Dias, Raoni, Oz e Wallace Chibata compõem a linha de frente do coletivo Àttøøxxá (Foto: Betto Jr.) Essa é quarta vez, inclusive, que a banda Psirico ganha o prêmio: “Pegou demais. O termômetro da música do Carnaval é a rua, são as pessoas. Atinge todas as idades e está em todos os lugares”, afirmou Márcio Victor. Ele chegou a gravar um vídeo assim que soube do resultado. "Estou aqui para agradecer o carinho, os votos, os foliões que seguiram o Psirico no Carnaval. Mais uma vez o Psirico conquistando essse prêmio. Um prêmio nosso, prêmio da música da Bahia", disse o cantor ao exaltar os músicos do Attooxxa, grupo revelação do Carnaval 2018. 

[[saiba_mais]]   (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO) Antes mesmo da festa, a canção já tinha caído no gosto do público e de artistas como Léo Santana, Wesley Safadão e Xanddy. Além da batida contagiante, do ritmo e da letra, Osmar ‘Oz’, 33 anos, credita o sucesso da música à sua mensagem super atual:“Existe uma verdade dentro da canção que a gente queria passar. Independente do que as mulheres estão vestindo, elas precisam ser respeitadas, acima de tudo".Apesar do boom só ter rolado por agora, o Àttooxxá foi criado há três anos por Rafa Dias e está dando o que falar ao ressignificar o pagode a partir de sonoridades eletrônicas. Tem até quem diga que é o novo BaianaSystem. “Nossa intenção é realmente dar um ‘pega visão’. Mostrar que se usar shortinho é um comportamento natural e as pessoas precisam respeitar. Não é porque a mulher está usando um short que ela tá dando o seu corpo para alguém. Faz parte da nossa cultura e do nosso clima”, afirma o produtor. Rafa lembra que a música foi criada justamente quando rolaram alguns assédios em uma festa de pagode durante o show da Àttoxxá. “Um turbilhão de coisas aconteceu. A gente chegou a ser notificado. Por isso fizemos duas músicas para dar a ideia para a galera: ‘Olha gente, vamos respeitar. A galera quer meter dança e ser livre’. Foi essa nossa mensagem”.

O produtor musical e DJ defende, aliás, o Carnaval do jeito que o povo gosta: na base da pipoca. “É um movimento que não tem volta. A gente percebe como é gratificante comunicar com o todo e não só para uma parte. Todos os artistas estão entendendo esta mudança. A rua, a pipoca está cada vez mais forte”, defendeu em entrevista ao CORREIO. 

Em segundo lugar ficou a música Várias Novinhas, de Léo Santana. E em terceiro, Banzeiro, canção original de Dona Onete, regravada por Daniela Mercury. Completam o ranking Bora descer, da Banda Eva, e No Groove, de Ivete Sangalo e Psirico.

História Criada em 1994, a Pesquisa Bahia Folia - que integra o projeto de cobertura do Carnaval baiano realizado pela TV Bahia - consagra anualmente os grandes clássicos da maior festa de rua do planeta", avaliou, em nota, a equipe da empresa.  Nas suas 25 edições. grandes sucessos carnavalescos foram eleitos pela Pesquisa Bahia Folia, como Cadê Dalila, de Ivete Sangalo, Maimbê Dandá, de Daniela Mercury e Latinha, da Timbalada. Confira todos os vencedores desde 1994.

1994: Olodum, Requebra 1995: Araketu, Araketu é Bom Demais 1996: Timbalada, Margarida Perfumada 1997: Daniela Mercury, Rapunzel 1998: Timbalada, Latinha 1999: Bom Balanço, Juliana 2000: Chiclete com Banana, Cabelo Raspadinho 2001: Braga Boys, Uma Bomba 2002: Ivete Sangalo, Festa 2003: Chiclete com Banana, Voa Voa 2004: Daniela Mercury, Maimbê Dandá 2005: Rapazolla, Coração 2006: Vixe Mainha, Café com Pão 2007: Asa de Águia, Quebra Aê 2008: Psirico, Mulher Brasileira (Toda Boa) 2009: Ivete Sangalo, Cadê Dalila 2010: Parangolé, Rebolation 2011: LevaNóiz, Liga da Justiça 2012: Banda Eva, Circulou 2013: Filhos de Jorge, Ziriguidum 2014: Psirico, Lepo Lepo 2015: Psirico, Tem Xenhenhem 2016: Banda Vingadora, Paredão Metralhadora 2017: Léo Santana, Santinha 2018: Psirico e Àttooxxá, Elas Gostam - Popa da Bunda