Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Naiana Ribeiro
Publicado em 22 de julho de 2018 às 06:11
- Atualizado há 2 anos
No mundo cada vez mais conectado, é muito comum que casais se conheçam através de aplicativos de relacionamento. Apesar disso, as relações que nasceram na internet ainda são tabus para muita gente. E é justamente sobre elas que se debruça o reality show Catfish Brasil, que estreia sua segunda temporada na MTV Brasil quarta-feira.
“O programa tem como premissa casos infelizes e começa quando uma pessoa - que está em uma relação virtual e não conhece o parceiro pessoalmente - desconfia de alguma coisa e precisa saber a verdade sobre a outra pessoa. A gente entra em cena para conhecer a relação e para ajudar as pessoas a investigar as situações”, explica o ator baiano Ciro Sales, que apresenta a atração ao lado do também ator Ricardo Gadelha. O reality vai ao ar toda quarta-feira, às 22h, na MTV Brasil. Ricardo Gadelha e Ciro Sales conduzem reality de relacionamento da MTV (Foto: Reprodução) Geralmente, os casos de amor são tão avassaladores que a pessoa abre mão de si mesma. “São histórias de amor abusivas - seja porque a pessoa está sendo enganada e as mentiras são muito bem contadas, ou porque está sendo ingênua. Tem fotos que são bizarras e, às vezes, existem muitos indícios de que tem algo errado. Mais do que um programa sobre relacionamentos, é sobre amor próprio”, completa Gadelha.
Para eles, o reality oferece também uma possibilidade de reflexão crítica sobre as formas de se relacionar hoje em dia. “O Catfish surge em um momento em que a sociedade já incorporou essa forma de se relacionar e a internet nos oferece ferramentas para continuar mantendo contato”, afirma Ciro.
Ele acredita que o programa não fala só sobre relacionamento e sobre essas ferramentas: “As questões estão nos indivíduos. Das pessoas pensaram em como se permitiram se envolver naquilo e como se envolvem nesses padrões de sofrimento”.
[[galeria]]
Com dez episódios, a nova temporada do Catfish Brasil traz histórias mais enigmáticas e complexas sobre os relacionamentos que nasceram na internet. Traz também casais de diversas orientações sexuais e de vários lugares do país. “As histórias são tão absurdas que parecem fakes. Catfish nada mais é do que um retrato dessa juventude, muitas vezes insegura e carente, que entra de cabeça em relacionamentos virtuais com a esperança de que eles se tornem reais”, diz Tiago Worcman, vice-presidente de conteúdo da MTV América Latina. No episódio de estreia, por exemplo, Ciro e Ricardo têm o desafio de investigar o caso de Diúlia. Através do Facebook, ela conheceu Johnny, mais conhecido como Dinho. Os dois se aproximaram quando o pai da jovem faleceu, há dois anos, mas nunca se viram pessoalmente. No máximo, trocaram mensagens de áudio.
[[publicidade]]
Mesmo em uma relação virtual, Diúlia se viu completamente apaixonada por Johnny. Os dois se falavam todos os dias e compartilhavam até dos mesmos problemas familiares. Diúlia, de Novo Hamburgo (RS), não compreende a ideia de nunca ter se encontrado com Johnny, de Vila Velha (ES). A primeira pista encontrada que apontava para algo errado foi a foto de perfil de Johnny que, ilegalmente, usava a imagem de André Coelho, ex-participante do reality da MTV, De Férias com o Ex Brasil.
Ciro, Ricardo e Diúlia viajam para Vila Velha em busca de respostas. Com dificuldade para encontrar a pessoa por trás da tela do computador, a investigação só fica mais fácil depois que alguns estabelecimentos e pessoas nas ruas começam a dar pistas surpreendentes sobre onde Johnny mora.
“Mesmo trabalhando com casos infelizes, depois de gravar duas temporadas, percebo que tem muita gente que está feliz com essa forma de afeto e hoje vejo que existem formas de relacionamentos diversas”, finaliza Ciro.