Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 14 de maio de 2024 às 11:50
Uma mulher conseguiu comprovar na Justiça que trabalhou durante quatro anos em uma casa de família, mesmo que não estivesse com carteira assinada.
Com a ajuda do Google Maps, a ex-funcionária, que mora em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, usou dados de localização da conta para provar que visitou a casa dos patrões durante os anos em que trabalhou lá.
Segundo o G1, a solicitação dos registros foi feita pelo juiz de primeira instância. Para verificar as visitas à casa dos empregadores de abril de 2019 a fevereiro de 2023, a mulher mostrou o histórico completo.
Em janeiro de 2024, o juiz reconheceu o pedido e os ex-patrões tiveram que pagar R$ 20 mil em verbas trabalhistas e rescisórias. Em contrapartida, eles entraram com recurso contra a decisão.
A 3ª Vara do Trabalho de Passo Fundo analisou o caso, processou os dados e restringiu o histórico de locais às datas citadas pela empregada doméstica. O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, em Santa Catarina, criou um software que ajudou no caso.
Atualmente, registros feitos com celulares estão sendo usados frequentemente como provas judiciais e processos trabalhistas.