Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Baiano Yuri Silva é o novo secretário do Sistema Nacional de Igualdade Racial

A pasta é considerada a principal secretaria do Ministério da Igualdade Racial

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2024 às 09:56

Yuri Silva
Yuri Silva Crédito: Reprodução/Twitter

O jornalista e mestrando em Politicas Públicas baiano Yuri Silva é o novo secretário do Sistema Nacional de Igualdade Racial (Sinapir). A pasta é considerada a principal secretaria do Ministério da Igualdade Racial.

A missão de Yuri será fortalecer a organização e a articulação para implementação de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais no país. A sua nomeação foi publicada na quinta-feira (23), no Diário Oficial da União.

Ele já havia ocupado a diretoria de Políticas de Combate e Superação do Racismo da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, também no Ministério da Igualdade Racial. Além disso, participou da equipe de transição do Governo Lula integrando a coordenação do grupo de trabalho sobre igualdade racial.

Natural de Salvador, Yuri Silva é jornalista e ativista antirracista, LGBTQIA+ e das pautas dos Direitos Humanos. No movimento negro, foi membro do Operativo Nacional da Convergência Negra, fórum de unidade que reúne 14 organizações nacionais e históricas do movimento negro brasileiro, como Unegro, Conen, CEN, MNU, APNs, Quilombação, UNALGBT, Raiz da Liberdade, Circulo Palmarino, MNU, Afro-Origem e ABPN.

Ele também tem atuação em organizações internacionais para promoção dos direitos da população negra, formação de jovens negros periféricos, desenvolvimento econômico de empresários negros e de comunidades tradicionais de terreiros de candomblé e de quilombos, como Terra Preta, Feira Negros Solidários, Vitrine Cultural, Alvorada dos Ojás, entre outras iniciativas de políticas públicas.