Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Conheça os três vencedores do concurso cultural Estilistas AFD 2023

A equipe de estilistas que vestirão os cerca de 70 modelos chega a 46 nomes

  • Foto do(a) author(a) Mari Leal
  • Mari Leal

Publicado em 26 de outubro de 2023 às 06:00

No centro o vencedor; à direita o 2º colocado e à esquerda o 3º
No centro o vencedor; à direita o 2º colocado e à esquerda o 3º Crédito: Paula Froes /CORREIO

A equipe de estilistas da 9ª edição do Afro Fashion Day, cujo desfile acontece no dia 25 de novembro, no Terreiro de Jesus, ganhou três novos nomes nesta quarta-feira (25). São os vencedores do concurso cultural Estilista AFD 2023: Christian Jonathas, Deco Sodré e Guilherme Almeida, primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Os looks dos criadores serão integrados ao bloco Afrofuturismo durante o desfile que acontece inspirado no tema Mãe África.

A seleção, realizada em ação na sede da Rede Bahia, ocorreu sob o olhar criteriosos de sete jurados. A avaliação considerou elementos como adequação ao tema, execução da peça a partir do projeto elaborado, inovação e criatividade. O concurso recebeu 41 inscrições. Dez looks foram para a etapa final.

Pela primeira vez como jurado no concurso de estilistas, Aládio Marques, que no AFD 2023 assina peças das marcas Soul Dila e Aládio Marques, comentou sobre o desafio de materializar a ideia a partir da escolha do tecido e outros acessórios.

Sete jurados avaliaram 10 look selecionados para a final
Sete jurados avaliaram 10 look selecionados para a final Crédito: Paula Fróes/CORREIO

“Dentro do processo, as ideias foram bem executadas, mas a etapa de tirar do imaginário para a peça pronta, às vezes, é muito difícil. Hoje, avaliamos esse desafio, se foi bem executado, a costura, o acabamento, o tecido e se a ideia da proposta casou com o tema”, destaca, acrescentando que o julgamento das peças parte do olhar integral da proposta do concurso. “Não estamos aqui para definir se a pessoa é boa ou ruim, mas para avaliar quais as peças que se adequam mais ao projeto”, completa Aládio.

Na composição geral do desfile, o bloco Afrofuturismo, último a entrar na passarela, é referenciado pela prata e pela chamada 3ª diáspora, movimento que remete ao deslocamento de signos provocado pela interação tecnológico/virtual e que alcança discos, filmes, cabelos, slogans, gestos, modas, bandeiras, ritmos, entre outros.

O look escolhido em primeiro lugar, de Christian Jonathas, é composto por uma saia midi drapeada, na cor prata, e um cropped puff na malha lamê, também prata, com mangas bufantes em crepe amanda neon nas cores rosa e laranja. O segundo lugar mesclou as tonalidades de cinza a elementos prateados e detalhes verde neon. Já o terceiro apostou no laranja. 

Time de jurados concurso Estilista AFD2023
Time de jurados concurso Estilista AFD2023 Crédito: Paula Fróes/CORREIO

“Ano passado, eu também participei da equipe de jurados. Esse momento é muito bom porque a gente relembra tudo que viveu em sala de aula. Como faz um projeto, o que a gente usa, como faz um painel de referência”, diz a jurada Madá Negrif, que também compõe a equipe de estilistas do AFD 2023. As peças Negrif integrarão a primeira parte do desfile, intitulado Afro Realeza, que é seguido pelo Afro Etnia.

Madá Negrif pontuou a necessidade de os concorrentes mergulharem mais no tema em edições futuras. “Não foi difícil decidir. Os looks acabaram dispersando muito diante do que a proposta pedia”, acrescenta.

Com os novos selecionados, a equipe de estilistas que vestirão os cerca de 70 modelos chega a 46 nomes.

Aberto ao público, o desfile será realizado pelo segundo ano consecutivo no Terreiro de Jesus, Pelourinho. O Afro Fashion Day é um projeto do jornal CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Shopping Barra e do Salvador Airport.