Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Vanessa Brunt
Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 17:05
Com o avanço dos serviços de streaming, que já fazem parte do orçamento de 79% dos brasileiros de acordo com pesquisa da Serasa, as plataformas se consolidam como uma fonte acessível de entretenimento e reflexão.
Séries como Black Mirror e The White Lotus estão entre as tramas que retornam em 2025 com críticas sociais, trazendo reflexões sobre tecnologia, fantasia, relações humanas e escolhas éticas.
Outras tramas, nacionais ou estrangeiras, também já estão aquecendo novas formas de enxergar a vida profissional, a velhice, questões gerais da sociedade e, até, o amor. Para quem está em busca de autoconhecimento e novas reflexões, confira opções fora dos clichês, acompanhadas de frases iniciais dos meus livros:
01. Soulmates | @primevideobr
Transborde em tudo. Fique onde couber. Porque amar é planejar. Planejar é sempre limpar a janela por querer, e não somente após o embaçar pior da chuva.
Imagine se criassem uma inteligência artificial capaz de sinalizar qual pessoa do mundo é a sua "alma gêmea", o seu match perfeito. Ou seja, pense em um futuro onde a ciência promete facilitar o amor verdadeiro, mas também o provoca a refletir sobre escolhas, sentimentos e o que realmente significa se conectar com alguém.
O primeiro episódio dessa série é o verdadeiro tesouro, já que a obra inclui pequenos filmes que conectam todos os personagens nessa mesma realidade distópica. No primeiro momento, conhecemos um casal em um relacionamento estável de muitos anos. O impacto vem com o questionamento dos dois sobre a curiosidade em fazer o tal teste disponibilizado por essa nova inteligência.
Uma outra boa frase que está em meus livros e resumiria essa trama para mim é: "Crescer é também não seguir, enfrente". Isso porque o final dessa primeira trama traz lições como a de que o amor é simples e o poder de uma história construída pode superar conexões soltas.
À medida que os espectadores se aproximam de 2025, a série é um convite para pensar sobre as conexões em suas vidas. A tecnologia da produção pode servir como metáfora não apenas para reais aspectos da IA, mas também para obstáculos da vida e questionamentos que, muitas vezes, já estão sendo respondidos pelo simples fato de analisar a própria história.
Assim como na trama, o novo ano traz a oportunidade de explorar diferentes ângulos da vida pessoal e refletir sobre o equilíbrio entre razão e emoção nas decisões, seja no amor ou na vida.
02. Um Espião infiltrado | @netflix
Tropeçamos é nas pequenas pedras. Montanha a gente escala. A dor faz parte de tudo. O que não faz parte é se acomodar com ela.
Para quem busca uma opção mais leve, com toques de humor, essa pode ser a melhor pedida da seleção. A trama, que não deixa momentos emocionantes de lado, retrata, no literal, o envelhecimento e a capacidade de reinventar-se.
No entanto, em suas camadas, estão reflexões sobre morte, vida profissional, resiliência, relação familiar e mais. O projeto está entre os últimos lançamentos da Netflix e vai além da vida sênior, já que tantos dos ensinamentos servem para todas as fases.
A série, baseada em fatos, propõe reflexões sobre mudanças e novos começos ao contar a trajetória de um viúvo, interpretado pelo ator Ted Danson, que vive uma vida solitária quando a filha sai de casa.
É então que o personagem decide voltar a trabalhar e recebe a proposta de se infiltrar em um complexo de idosos para recuperar um colar. Trazendo momentos que misturam humor e questionamentos sobre a vida, é possível perceber as identificações entre o protagonista e os outros idosos, que revelam lições e preenchem o vazio que ele sentia.
Assim, reflexões sobre solitude e mais aspectos também vão se entrelaçando em uma série repleta de aprofundamentos sobre o viver consigo e se refazer.
03. Me Conte Mentiras | @disneyplusbr
DE-MORAR: só de(more) onde puder sempre estar. Tem pessoas que passam pelas nossas vidas apenas para que firmemos nossos princípios e vejamos o quão bom é não ser como elas. Tem coisa que só vira flor quando a gente cor-ta.
Aqui na coluna, em uma seleção de séries sobre relacionamentos tóxicos para se alertar, já havia indicado a trama (https://www.correio24horas.com.br/colunistas/vanessa-brunt/6-series-sobre-relacionamentos-toxicos-para-se-alertar-0223), contudo, a segunda temporada trouxe novas formas de explorar as bandeiras vermelhas e merece o destaque.
A trama gira em torno do relacionamento tóxico entre Lucy e Stephen, que vivem, ao longo de oito anos, uma relação tumultuada e inebriante. Lucy vai para a faculdade no sul da Califórnia e inesperadamente se apaixona pelo sombrio e misterioso veterano Stephen DeMarco. E é aí onde mora o primeiro alerta: aspectos de mistérios que não são sanados ao longo da relação já servem como uma grande bandeira vermelha.
O relacionamento dos protagonistas é alimentado por luxúria, mas também está cheio de mentiras e abusos. Uma das cenas mais interessantes é uma na qual Lucy questiona o seu par sobre algo que a incomoda e, ao invés dele demonstrar atenção ao que ela está sentindo, ele exibe decepção e raiva, fazendo com que ela, no final, peça desculpas (sendo que ele era o errado na situação).
O curioso é que grande parte do público que assistiu à trama se queixou, justamente por não encontrar um romance bonito e inspirador ou personagens 'bonzinhos o suficiente', sendo que o foco da obra é justamente mostrar o que não deveria ocorrer e o que não deve ser considerado normal.
A série não foca apenas neste relacionamento abusivo amoroso, mas também em camadas tóxicas dentro das famílias dos personagens, nos laços com as mães e em amizades disfuncionais. Na segunda temporada, vamos embarcar em outros tipos de relacionamentos tóxicos amorosos, com diferentes maneiras de se enganar.
04. Sessão de Terapia | @globoplay
A sua história nunca é sobre o que encontra no meio do caminho. É sobre os meios que cria no caminho com o que encontra. As coisas desimportantes só vão ficar gigantes se você se apequenar nelas.
Já indiquei aqui na coluna esta trama repleta de camadas juntamente com outros títulos como Dupla Identidade, The Fall e Bates Motel. A seleção está na minha curadoria de séries de diferentes gêneros para quem ama psicologia.
Agora, porém, a produção brasileira interpretada pelo ator Selton Mello merece novo destaque. A novidade é a confirmação recente de que a trama voltará para a próxima temporada, que está prevista para ser gravada no primeiro semestre de 2025.
Na obra, Selton atua no papel de um terapeuta Barone. A trama é ambientada em seu consultório de psicanálise e evidencia as emoções e dilemas nos atendimentos com clientes diversos,como casais, assassinos confessos e pacientes de câncer.
Os casos vão desde uma mulher casada que ama demais até um adolescente alcoólatra ou um empresário que não consegue assumir sua preferência sexual. Todos compartilham suas dúvidas e angústias com a esperança de encontrar uma resposta para os seus problemas.
Mergulhar nas reflexões internas dos personagens é uma forma de iniciar o ano de 2025 buscando autoconhecimento. Os fãs podem aguardar a nova leva de episódios enquanto maratonam a série.
05. Os Quatro Da Candelária | @netflixbrasil
Que nenhum raso consiga ferir você a fundo.
Uma nova minissérie brasileira da Netflix traz à tona questões sociais enfrentadas no Brasil ao retratar a vida de crianças em situação de vulnerabilidade. A obra foi inspirada no caso real brasileiro.
Com a chegada de 2025, a série oferece um convite não apenas para o aprofundamento nas camadas sociais, mas também colabora para com metáforas sobre poder, união e amizade em tempos difíceis. A narrativa destaca como essas crianças encontraram maneiras de resistir e criar laços que as fortalecem, mesmo diante de adversidades extremas.
A forma como cada personagem busca encontrar sua família retrata o poder dessa instituição. É uma oportunidade para os fãs se inspirarem em histórias que reforçam a importância da empatia e da busca por justiça em uma realidade complexa como a do país.
Apesar das críticas à ambientação e ao figurino, utilizar o cenário atual do Rio para uma história passada em 93 talvez traga um simbolismo sobre o quanto tantos tópicos graves, na verdade, de lá para cá, não mudaram.
06. Respira | @netflixbrasil
Não é exatamente enxergando o que ninguém vê que fará o diferencial. É entendendo ângulos que ninguém pensou sobre aquilo que, no fundo, todo mundo viu.
Para iniciar o ano refletindo sobre a vida profissional como um todo, assim como sobre demais questões sociais e humanas, mergulhar em uma trama que se passa em um hospital da rede pública na Espanha pode ser mais um caminho de destaque.
Liderança, lealdade e tantos quesitos da rotina empreendedora podem casar com os cenários trazidos. Em cada episódio, é possível perceber problemas que se espalham e se repetem pelo mundo, já que são abordados os desafios da equipe de profissionais de saúde e as consequências da falta de recursos e mão de obra.
Na produção, Biel está fazendo a residência dos sonhos, sendo orientado por seu ídolo, o grande oncologista Néstor Moa. O que ele não imagina é que uma greve geral, comandada justamente por Moa, está prestes a eclodir no hospital. Os profissionais de saúde vão ser obrigados a tomar essa decisão para tentar conscientizar a população sobre seus trabalhos essenciais e protestar contra todos os cortes intoleráveis que a saúde pública está sofrendo. Mas Biel e os outros residentes não sabem se apoiarão essa greve que pode ter consequências fatais para alguns pacientes.
Levantando questionamentos diante de decisões desses profissionais, que estão cada vez mais sobrecarregados com a grande demanda, o roteiro retrata questões latentes que envolvem o tema, como saúde mental e diagnóstico precoce.
A série também inflama assuntos relevantes na sociedade, como: relacionamentos no trabalho, brigas de mãe e filho, abuso de drogas e luto.