Quatro profissionais da saúde mental com projetos gratuitos em Salvador

Confira:

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 5 de julho de 2024 às 05:00

Em uma sociedade onde o acesso à saúde mental ainda enfrenta barreiras, esses especialistas têm se empenhado em quebrar estigmas e proporcionar apoio psicológico para aqueles que mais precisam.

Esses projetos quebram ainda mais os clichês, já que muitos deles vão além dos atendimentos. Com grupos de apoio liberados, workshops, e outras iniciativas, esses baianos estão transformando vidas e fortalecendo a rede de cuidado na capital. Confira:

Inna Fernandes
Inna Fernandes Crédito: divulgação

01. Inna Fernandes / @oficial.inna.fernandes

Hipnoterapeuta e Terapeuta especialista em Traumas e Feridas Emocionais, pós-graduada em Constelação familiar, Inna possui formação Internacional em Programação Neurolinguística (Master em PNL), Formação Internacional Hipnose Clínica e Terapêutica (Master em hipnoterapia) e Formação Internacional em Análise Comportamental.

Através de um repertório que une as formações acadêmicas e experiências pessoais, desenvolveu sua metodologia e proposta de tratamento para sanar vícios e curar as dores emocionais que impactam, bloqueiam e/ou diminuem os resultados nas três principais áreas da vida (saúde/relacionamento/carreira).

PROJETO GRATUITO: O seu projeto gratuito inclui um grupo livre e aberto apenas para o público feminino, formando um espaço seguro no qual as mulheres podem se ajudar, fazer networking e receber suportes de Inna em encontros ao vivo e outras possibilidades. Inna possui, ainda, formação Internacional em Programação Neurolinguística (Master em PNL), Formação Internacional Hipnose Clínica e Terapêutica (Master em hipnoterapia) e Formação Internacional em Análise Comportamental.

Lilian Schüller
Lilian Schüller Crédito: divulgação

02. Lilian Schüller: Recanto da Luz / @recanto_de_luz

O Recanto de Luz, fundado pela psicóloga Lilian Schüller, em conjunto com seus sócios Fernando Schüller e Maria Schüller, é uma clínica que oferece terapias e tratamentos para pessoas com traumas, fobias, transtornos mentais e problemas relacionados ao consumo de álcool e outras compulsões.

A clínica trabalha com terapia em grupo ou individual, além de planejamento para dependentes químicos. Ela visa todos os aspectos espirituais e energéticos do paciente, com técnicas, sem vínculo religioso, sendo considerado o ser humano em sua totalidade: dimensões biológica, psicológica, social e espiritual, identificando e respeitando as necessidades individuais. Assim, a unidade busca promover o autoconhecimento, a autotransformação e a autotranscendência aos pacientes.

PROJETO GRATUITO: Palestras e movimentos gratuitos acontecem esporadicamente no local, o qual também engloba eventos pagos e iniciativas diversas, para além das possibilidades entre os serviços ofertados.

Jaciara Lino
Jaciara Lino Crédito: divulgação

03. Jaciara Lino / @jaciarapsicologa

Professora, psicóloga e psicopedagoga, Jaciara Lino faz também palestras em escolas públicas. A especialista une a educação à Psicologia Positiva e divulga o seu trabalho como norteador para todas as fases da vida.

A conexão com as estratégias educativas, porém, começou ainda antes, já que a sua carreira originária é como professora. Hoje, como psicóloga, atende em consultório, além de fazer as suas ações voluntárias.

PROJETO GRATUITO: Em seus projetos, a profissional realiza rodas de conversas com alunos para serem debatidas questões emocionais, abordando emoções e sentimentos. O bate-papo trabalha questões de autoestima, autoconfiança e interação social, visando a compreender a vida de forma mais positiva.

Marcos Sales
Marcos Sales Crédito: divulgação

04. Marcos Sales / @salesmarcosoficial

Psicólogo Clínico e psicanalista membro do Conselho Brasileiro de Psicanálise Clínica, Marcos Sales atua com desenvolvimento humano há 17 anos. O profissional realiza atendimento a adultos, idosos e grupos, além de ser palestrante na área de saúde mental.

Marcos atende de forma online em todo o Brasil e de forma presencial e clínicas, consultórios e instituições na cidade de Salvador (Itaigara e Piedade).

PROJETO GRATUITO: Conduz, de forma voluntária, um Projeto Social de Saúde Mental na APABB (Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil), chamado GAPSi (Grupo de Apoio Psicoterapéutico), onde realiza encontros semanais com 30 mães de pessoas autistas, tendo como objetivo principal: cuidar de quem cuida.