Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Ronaldo Jacobina
Publicado em 10 de dezembro de 2024 às 11:00
Magary Lord está preparando um disco em parceria com Seu Jorge. O álbum, intitulado A La Baiana, está previsto para ser lançado em 2025. Enquanto a obra, que tem também o músico Peu Meurray, não chega às lojas e plataformas de streaming, os dois baianos acompanham o artista carioca em sua turnê pelo Brasil. Na próxima quinta-feira (12), a dupla embarca para Santos, em São Paulo, para participar de projeto Navegante-Marisa Monte, que reunirá diversos nomes da música popular brasileira num cruzeiro que passará por locais históricos e paradisíacos da costa brasileira. “Esta turnê é um aquecimento para o lançamento do nosso projeto musical que o Brasil conhecerá em 2025”, conta Magary.
Made in Bahia
Dos 70 artistas que participam da exposição Artistas do Vestir: uma costura dos afetos, em cartaz no Itaú Cultural, em São Paulo, 16 são baianos. A mostra, que tem curadoria da artista visual baiana Carol Barreto e da pesquisadora de moda paulista, Hanayrá Negreiros, propõe reflexões a partir da moda, revelando que esta transcende vitrines e passarelas. São 80 obras que celebram uma poética do tecer inventiva e diversa, rica em ancestralidades, contemporaneidades, tecnologias e práticas contínuas. Entre os baianos estão: Alberto Pitta, Goya Lopes; Mônica Anjos; Ju Fonseca, Nádia Taquary e Sillas Filgueira, dentre outros. A exposição fica em cartaz até 25 de fevereiro de 2025.
Inédito
Nesta quinta-feira (12), chega às plataformas de streaming “Onde eu cheguei, está chegado”, o quinto disco de Riachão. A obra se tornou póstuma após o mestre do samba falecer aos 98 anos, em 30 de março de 2020, apenas quatro meses depois do festejado anúncio da seleção do seu projeto de produção de um novo álbum solo no edital Natura Musical. O conteúdo permanece o mesmo, com 10 canções inéditas escritas pelo artista, que já tinha gravado algumas vozes, recuperadas e agora utilizadas em feats com nomes como Criolo e Martinho da Vila.
Mais um título
Adriano Mascarenhas colocou mais um prêmio na estante do seu Sotero Arquitetos. O baiano foi premiado na categoria Design de Produto do 14º Prêmio Brasileiro de Design, pelo novo mobiliário urbano de Salvador, tendo como cliente a Eletromídia. Adriano recebeu o prêmio durante cerimônia no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, na semana passada A competição, promovido pela ABEDESIGN, contou com cerca de 1,3 mil trabalhos de designers de 20 estados brasileiros.
Quarta geração
A família Cravo chega à quarta geração produzindo artistas. Desta vez, na área da moda. Esta semana, os paulistas conheceram o talento de Sophia Cravo, que apresentou suas criações para o mundo da moda no concurso da Faap, em São Paulo, onde conquistou o segundo lugar. Sua coleção, intitulada The end: continues, materializa a realidade do descarte têxtil ao visitar Gana através do design sustentável. Filha do fotógrafo Christian Cravo, neta de Mario Cravo Neto e bisneta de Mario Cravo Júnior, a jovem e engajada estilista defende que toda criação deve ter um propósito. “Não podemos criar sem uma mensagem”, diz.
Nas telas
O ano de 2024 foi de importantes trabalhos no audiovisual para a atriz Rita Assemany. Depois de atuar em grandes projetos, como Justiça 2, na Globoplay, a atriz baiana voltará à telinha em 2025, na segunda temporada de Cidade de Deus: A Luta Não Para, série da HBO Original produzida pela O2 Filmes e dirigida pelo cineasta baiano Aly Muritiba. Na produção, que já encerrou as gravações e ainda não tem de estreia marcada pela plataforma, terá outros novos atores no elenco. Dentre os destaques está a atriz Andreia Horta.
Festa no mar
O Preta Ilha dos Frades realiza nesta quinta-feira (12), a partir das 13h, sua primeira festa em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe. O evento, exclusivo para convidados, acontecerá após a procissão que conduzirá a imagem da santa, criada por Vik Muniz, do Terminal Marítimo de Salvador até a Capela da Ponta de Nossa Senhora. Restrita a 300 pessoas, a festa será animada pelo cantor Jaú e funcionará no sistema all inclusive, com bar e comidinhas, preparadas especialmente pela dona da casa, que dividirá a função de anfitriã com Andrea Velame e com Isabela Suarez, da Fundação Baía Viva. A partir de agora, a Festa Marítima em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe passará a integrar o calendário de eventos de Salvador.
"A Virgem de Guadalupe, além de ser a padroeira da América Latina, tem o papel representativo da protetora dos povos colonizados. Eu fiquei muito feliz de poder contribuir com esse elemento da fé Mariana tão simbólico para os povos indígenas e afrodescendentes latino-americanos no rico contexto da cultura espiritual soteropolitana. A ilha dos Frades tem sido parte da minha rotina em Salvador e agora é um grande privilégio de poder ser parte dela", disse Vik.
Axé
O M.E. Ateliê da Fotografia, no Santo Antônio Além do Carmo, lança, nesta quinta-feira (12), a partir das 19h, a 23° edição do seu calendário anual. Desta vez, o fotógrafo Mário Edson, idealizador do projeto, escolheu como tema Mães do Mundo - Mulheres de Axé e apresenta uma seleção de 13 imagens de mulheres de Candomblé