Série que conta a história da música do Nordeste na Ditadura chega à Europa

O Silêncio que Canta por Liberdade é dirigida por Úrsula Corona e co-idealizada com Omar Marzagão

  • Foto do(a) author(a) Osmar Marrom Martins
  • Osmar Marrom Martins

Publicado em 7 de dezembro de 2023 às 05:00

Vovô do Ilê e a diretora Úrsula Corona
Vovô do Ilê e a diretora Úrsula Corona Crédito: Victor de Carvalho

O Silêncio que Canta por Liberdade, série investigativa que traz a história da música do Nordeste no período da ditadura, série dirigida por Úrsula Corona e co-idealizada com Omar Marzagão, chega a Europa após a disputa do Emmy internacional. Com grande repercussão em diversos países, a série chegou na Inglaterra com direito a exibição na embaixada do Brasil de Londres, com ingressos esgotados, para um público internacional.

Um dos personagens principais da trama é Vovô do Ilê, ao lado de Gilberto Gil, Gal Costa, Moraes Moreira, Capinan, Gerônimo Santana, entre outros grandes nomes da Bahia. Todos esses artistas falam do período duro que viveram durante o regime militar e os momentos difíceis que enfrentaram em suas carreiras. Screenings estão sendo programadas em outras cidades europeias para o começo de 2024.

Bloquinho de Verão

O Bloquinho de Verão, que vai movimentar a cidade de Fortaleza dia 6 de janeiro de 2024, vai reunir no Colosso uma turma animada. A saber: Bell Marques, Nattan, Xand Avião, Felipe Amorim, Pedro Sampaio, Dennis, Eva, É o Tchan, Mari Fernandez, Zé Vaqueiro, Rafa e Pipo, Cheiro de Amor, Henry Freitas, Jonas Esticado, Tuca Fernandes, Pedro Padilha e PVzin, Avine Vinny, Zé Cantor, entre outros.

O cantor Oh Polêmico
O cantor Oh Polêmico Crédito: divulgação

Oh Polêmico chega com nova música

O cantor baiano Oh Polêmico, um dos novos representantes da cena musical baiana, aposta na parceria com DJ Buarque na nova faixa Rufo Rufo, que chega às plataformas amanhã. Uma das personalidades baianas mais influentes na atualidade, Oh Polêmico traz para nova canção referências do hit Pitbull Enraivado com uma mistura do pagodão baiano e o funk do Rio de Janeiro. Com direção artística da World Produções, o projeto tem o conceito de fazer uma ponte entre as melodias, enaltecendo cada vez mais o “pagofunk”.

Carnaval dos Sonhos terá Ivete Sangalo e Tuca Fernandes

A primeira edição do Carnaval dos Sonhos 2024, será realizado entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2024, em Belo Horizonte. No dia 13 de fevereiro (terça-feira), o cantor Tuca Fernandes será parte da programação do carnaval indoor. Nesse mesmo dia, quem também se apresenta é a cantora Ivete Sangalo.

"O carnaval já vem chegando antes do ano terminar! Eu estou muito animado por fazer parte dessa festa linda que será o Carnaval dos Sonhos. Vai ser sensacional reencontrar a minha galera de Minas. E mais especial ainda, que vai ser no mesmo dia que a minha amiga Veveta!", comenta Tuca. Aliás, os mineiros têm se mostrado cada vez mais entusiasmados com os artistas baianos, principalmente, aqueles ligados ao Carnaval.

Spartakus
Spartakus Crédito: Dex Almeida

TUM-TUM-TUM*

1 O cantor Spartakus lança dia 10 de janeiro em todas as plataformas de música “RESPEITA!” A canção é o segundo single do seu novo EP, que fala sobre autoestima e saúde mental - será lançado no primeiro semestre do próximo ano. “A música foi gravada no Rio de Janeiro e é inspirada por Lady Gaga, Marcelo D2 e minha história de vida”, conta Spartakus. A música é uma composição de Spartakus e produzida por Bruno Costa, diretor musical de IZA.

2 Produzido por Pretinho da Serrinha, o mesmo que assinou o projeto do disco de Xande de Pilares cantando Caetano Veloso, o sambista Mosquito está lançando o single Pega-Pega. O samba foi escrito em parceria com Claudemir Rastafari, compositor renomado e autor de inúmeros sucessos nas vozes de Alcione, Xande de Pilares e Zeca Pagodinho, como Ogum e Ser Humano.

3 O novo single da cantora baiana Tícia, Vai Bater Mais, marca o início de uma caminhada que tem como ponto final o seu novo álbum. Tïcia contempla a mulher preta de Salvador que faz seu corre e não desiste de sonhar. Com a produção assinada por Cuper, Vai Bater Mais promete bater forte nas caixas de som e no coração daqueles que escutarem a música que chega nas plataformas digitais amanhã, dia de Nossa Senhora da Conceição.