Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Antônio Meira Jr.
Publicado em 18 de junho de 2023 às 05:00
O mercado de picapes médias é um dos mais acirrados do país, com concorrente muito equilibrados. Além disso, é dinâmico, sempre com novidades.>
Nesta semana foi a vez da Mitsubishi, que revelou a atualização da configuração Savana da L200 Triton. Essa opção foi introduzida pela primeira vez em 2004, sendo desenvolvida especialmente para o Brasil.>
Na linha 2024, o visual arrojado e a aptidão para o uso em off-road severo são uma das principais características do modelo. Por fora, a picape é equipada com snorkel em tom grafite, que garante ao modelo uma capacidade de transposição em trechos alagados de até 70 centímetros, 16,7% a mais em relação à L200 tradicional.>
O motor é o mesmo 2.4 litros turbodiesel das outras versões e desenvolve 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque. A transmissão automática tem seis velocidades e é associada a um sistema de tração 4x4.O conjunto mecânico ainda conta com bloqueio do diferencial traseiro e sistema de freios recalibrado.>
A L200 Triton Savana custa R$ 309.990, preço que deixa esse modelo posicionado entre a HPE (R$ 296.990) e a HPE-S (R$ 326.990).>
MERCADO AGITADO>
O segmento de picapes, em geral, está bastante agitado neste primeiro semestre. A Toyota lançou a atualização da versão GR-Sport da Hilux e a Chevrolet voltou a comercializar a configuração Midnight da S10 e a nova geração da Montana.>
Na próxima semana, a Ford irá lançar a nova geração da Ranger. Nas últimas semanas, a empresa apresentou a configuração híbrida da Maverick e introduziu a F-150 no país.>
A Ram começou vender a 1500 Limited no mês passado e prepara o lançamento da Rampage.>
No próximo trimestre, será a vez da Fiat começar a oferecer a inédita Titano no país e de atualizar a Strada, que irá estrear motor turbo.>
Em novembro, a Chevrolet irá lançar a Silverado.>
VIDEOGAME A BORDO>
A BMW segue investindo em tecnologias para tornar o interior de seus veículos mais interessante para os ocupantes, mesmo que eles não dirijam.>
A novidade da vez é a plataforma AirConsole, que estreia no novo Série 5. Ela permite que o motorista e os passageiros joguem diversos jogos casuais enquanto o automóvel está parado, como forma de passar o tempo enquanto espera o carro carregar, por exemplo, no caso do elétrico BMW i5.>
A novidade, que chegará aos poucos a outros modelos da marca, usa o próprio smartphone dos ocupantes como joystick para os games.>
DESEJOS DOS CONSUMIDORES>
48% dos entrevistados de um estudo querem que o novo automóvel seja de uma marca diferente do que já possui, enquanto 52% pretendem adquirir um carro novo da mesma marca.>
A Honda é a que gera mais fidelização (73%), seguida pela Chevrolet e Toyota (68%), Nissan (65%) e Hyundai (63%). Em relação às carrocerias, SUVs e sedãs (47%) são as mais procuradas na plataforma.>
A pesquisa foi feita pelo Ipsos, empresa especialista em pesquisa de mercado e opinião pública, em parceria com a Webmotors, que fornece soluções para compra, venda e uso de veículos.>
NOVA VERSÃO DO FASTBACK>
Aproveitando os incentivos do Governo Federal à indústria automotiva, a Fiat apresentou uma versão do Fastback pelo preço sugerido de R$ 119.990. Dessa forma, com o subsídio, o consumidor poderá pagar R$ 115.900 pelo SUV coupé.>
Sob o capô, a nova configuração do veículo traz o motor turbo 200 Flex que rende 130 cv de potência com etanol e 125 cv com gasolina). Com qualquer combustível, esse propulsor entrega 20,4 kgfm e é sempre associado a uma transmissão automática do tipo CVT.>
Entre os equipamentos de série, essa versão tem quatro airbags, central multimídia de 8,4”, freio de estacionamento com acionamento elétrico, ar-condicionado automático e digital, controlador de velocidade de cruzeiro e câmera de ré com sensor de estacionamento.>
FINANCIAMENTOS EM ALTA>
Em maio, a Bahia foi responsável pelo financiamento de 20,5 mil veículos, entre novos e usados, de acordo com dados da B3.>
No total, o estado teve um crescimento de 24% no número de financiamentos na comparação com abril e de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.>
A alta foi puxada pelo segmento de motos. As vendas financiadas desses veículos foi 33,5% maior do que em abril e 30,7% maior do que em maio do ano passado.>
No segmento de automóveis leves, a alta foi de 20,9% ante abril. Comparado com o mesmo período do ano passado, houve queda de 5,2%.>
AMPLIAÇÃO DA BYD NA BAHIA>
Atualmente com uma concessionária em Salvador, a BYD se prepara para expandir sua rede pelo interior da Bahia.>
Em parceria com o grupo pernambucano Parvi, a empresa irá atuar em breve em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Luís Eduardo Magalhães.>