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VLI garante que vai investir mais de R$ 12 bilhões em malha férrea da Centro-Atlântica

Posicionamento é resposta a cálculo de que a empresa iria investir 94,3% do capex capital em locomotivas e vagões

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 24 de outubro de 2024 às 17:18

null Crédito: Ilustração criada com o ChatGPT

A VLI, empresa que pleiteia junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a prorrogação do contrato de concessão da Ferrovia Centro-Atlântica por mais 30 anos, garante que mais da metade dos R$ 24 bilhões previstos em investimentos serão aplicados na malha ferroviária. Além disso, a empresa também afirma, em nota de sua assessoria de imprensa, que grande parte dos investimentos será realizada nos primeiros 10 anos da renovação da concessão.

O informe da VLI é uma resposta à nota publicada pelo Farol Econômico desta quinta-feira (dia 24), com a análise de especialistas na área de infraestrutura sobre a proposta de renovação que foi apresentada pela empresa. Estes analistas garantem que o previsto no contrato é o percentual de "94,3% do capex capital (R$ 11,7 bilhões) em material rodante" – ou seja, locomotivas e vagões. O restante do capex, chamado de recorrente, seria utilizado apenas para a manutenção da via.

O Farol Econômico também aborda o prazo para os investimentos. As fontes ouvidas apontam que parte significativa dos investimentos só devem acontecer a partir de 2040, ao contrário do usual, que é entre cinco e dez anos.

Por fim, a nota aborda ainda a preocupação com a resolução de conflitos entre a malha ferroviária e centros urbanos. Neste caso, o investimento previsto é de R$ 300 milhões. É o menor montante apresentado por todas companhias que já renovaram suas malhas até agora, mesmo se tratando da maior em extensão territorial.

Uma das críticas bastante recorrentes durante as audiências públicas foi em relação à pouca clareza em relação ao projeto de renovação. O cenário quase fez com que as últimas audiências públicas, inclusive a de Salvador, fossem canceladas por uma liminar na Justiça do Rio de Janeiro.

Leia a íntegra da nota da VLI a respeito do assunto:

"A VLI esclarece que mais da metade do investimento previsto na renovação da concessão da FCA será na própria malha. Grande parte dos investimentos será realizada nos primeiros 10 anos da renovação da concessão".