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Donaldson Gomes
Publicado em 29 de novembro de 2024 às 13:46
São cada vez mais raros os consumidores dispostos a esperar pelo Natal para realizar as compras de final de ano. Em uma pesquisa inédita, a WGSN Mindset, braço de consultoria estratégica da autoridade global de previsão de tendências, em parceria com a Amazon Brasil, revela que as emoções serão um fator decisivo nas compras de fim de ano de 2024. Ainda de acordo com o estudo, 87,9% dos entrevistados planejam comprar nessa Black Friday e 41,1% no Natal, enquanto 29,1% vão comprar nas duas datas.
O estudo apontou uma mudança significativa de comportamento dos consumidores. Se antes a Black Friday era uma oportunidade para a compra de produtos com tickets médios maiores, agora, cada vez mais, os consumidores buscam por barganhas em itens do dia a dia e priorizam compras de rotina, como nas cestas e carrinhos de supermercado e produtos para animais de estimação. As categorias que mais se destacam neste ano são moda e beleza, que lideram o ranking de intenção de compra, seguido por eletrônicos.
Quanto às expectativas dos consumidores para essa Black Friday, 3 a cada 4 entrevistados acreditam nas ofertas e preços divulgados durante o período, segundo a pesquisa. A maior parcela dos respondentes considera descontos a partir de 40% como um bom negócio. No entanto, 25,1% já considera 30% como bom um desconto, revelando uma expectativa realista dos brasileiros para o período.
A pesquisa, ainda, constatou que 74,2% dos consumidores realizaram compras online pelo menos duas vezes ao mês nos últimos seis meses, sendo os aplicativos de lojas o principal canal utilizado. Essa preferência por compras em aplicativos também foi percebida pelos grandes marketplaces, como a Amazon, que registrou um aumento de downloads de 30,5% em seu app em comparação ao ano anterior. Sobre a jornada de compra dos consumidores, as redes sociais ganham protagonismo na descoberta de produtos. Entre as pessoas pesquisadas, 40,4% dos consumidores afirmam descobrir ofertas e promoções seguindo perfis no Instagram, enquanto 51,2% dizem que imagens exercem um importante papel para sua decisão, influenciando nas etapas da busca/escolha ou como ferramenta.
Apesar do foco na satisfação emocional, a pesquisa aponta que os consumidores demonstram um comportamento pragmático, buscando boas oportunidades e promoções, sendo as ofertas do período o principal motivo para compras de fim de ano. A "cultura do mimo" também impulsiona as aquisições, com 59,7% dos respondentes afirmando que a razão para comprar no final do ano é se presentear, enquanto 58,3% pretendem comprar para presentear amigos e familiares. Ao serem questionados sobre o valor que pretendem gastar em diferentes categorias, 61% dos consumidores afirmaram que gastarão mais de R$ 251,00 com presentes.
A pesquisa identificou duas tendências comportamentais principais: o smart-buying, ou compra inteligente, com foco em qualidade e eficiência, e o value-hacking, a busca por cashback, cupons e vantagens. Ao mesmo tempo que os consumidores associam as compras de fim de ano com sentimentos e momentos positivos, os gastos do período não deixam de despertar preocupação. Os dados mostram que, independentemente da faixa de renda, a maioria dos respondentes demonstram preocupação com os gastos do período, enquanto 1 a cada 3 entrevistados acredita que dívidas e orçamento são fatores que vão impactar suas compras. Ainda, 58,9% dos respondentes afirmam que pretendem usar até 50% de seu 13° em aquisições de fim de ano, enquanto 17,7% não planejam utilizar o salário extra com essa finalidade.
A ascensão dos e-commerces e lojas digitais têm permitido aos consumidores compararem preços com facilidade, tornando o processo de tomada de decisão mais eficiente. Isso tem feito com que o comportamento de compra se torne cada vez mais racional, com foco na busca por vantagens reais: 61,9% dos respondentes dizem sempre comparar preços e tentar comprar de forma consciente para garantir que estão fazendo um bom negócio.
“Os resultados desta pesquisa reforçam que os consumidores brasileiros estão cada vez mais exigentes, buscando não apenas bons preços, mas também valor em cada etapa da sua jornada de compra”, explica Juliana Sztrajtman, diretora de varejo da Amazon Brasil.
Outras tendências de consumo
Entre outras tendências reveladas pelo estudo, também está a Geração Z emergindo como a novos anfitriões das festas de fim de ano, priorizando encontros informais e criativos, refletindo a busca por experiências memoráveis e personalizadas. No quesito presentes, a geração aposta em low-budget gifts, itens acessíveis que carregam simbolismo e personalidade. Além disso, a pesquisa ainda revela um paradoxo no consumo sustentável: apesar do crescente interesse por práticas responsáveis, o custo e a conveniência ainda influenciam as decisões de compra. A tendência “new purpose-buying movement” incentiva o consumo consciente, priorizando a redução de compras e a escolha de produtos com menor impacto ambiental. O hiperlocalismo, por sua vez, estimula a compra de produtos locais, fomentando o comércio da comunidade.
“Os consumidores estão lidando de forma mais pragmática com o consumo, buscando fazer um bom negócio e, ao mesmo tempo, querendo algo a mais das marcas do que apenas bons preços para o fim de ano. Conectar-se com o consumidor em níveis emocionais e oferecer boas experiências são fundamentais para o sucesso neste período, podendo resultar, inclusive, em uma fidelização de longo prazo”, afirma Rafael Araujo, head de consultoria da WGSN Mindset Latam.
O estudo envolveu etapas de mapeamento de tendências e pesquisa quantitativa com consumidores, realizada entre 28 de outubro e 4 de novembro de 2024, com participação de 1.057 brasileiros das cinco regiões do país.