Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Cadeia produtiva do algodão se reúne para discutir internacionalização

Cotonicultura foi um dos poucos destaques positivos no comércio exterior baiano no primeiro semestre

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 29 de agosto de 2024 às 05:00

Cotonicultura aposta no mercado externo Crédito: Wenderson Araujo/Divulgação

O mundo do algodão

Uma nova biotecnologia, produto para controle de pulgão e novas variedades de sementes, além de ferramentas digitais, estão entre as novidades que serão apresentadas pela BASF aos cotonicultores durante o próximo Congresso Brasileiro do Algodão (CBA). Este ano, o evento acontece em Fortaleza (CE), de 3 a 5 de setembro. Um dos destaques é a bioteconologia Sistema Seletio, apontado pela empresa como o maior lançamento em biotecnologia de sementes na última década. “Estamos oferecendo ao cotonicultor a possibilidade de fazer uma lavoura, mais limpa, sem fitotoxicidade, com mais praticidade e mais produtiva”, afirma Warley Palota, gerente sênior de Marketing de Cultivo Algodão da BASF.

Vitrine

Em sua 14ª edição, o Congresso Brasileiro do Algodão já se consolidou no calendário da cotonicultura como um momento de fomento à pesquisa, inovação, negócios e intercâmbio de conhecimento, reunindo toda a cadeia produtiva da atividade no país. Este ano, o foco está nas oportunidades para ampliar o protagonismo do Brasil no mercado internacional do produto. Neste sentido, a Bahia, responsável por aproximadamente 30% da produção nacional, sai na frente. O produto agrícola foi um dos poucos que se salvou no primeiro semestre, quando a Bahia registrou uma queda de 10,71% em suas exportações. Na contramão, as vendas de algodão para o mercado externo cresceram 287,63%, de acordo com dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic).

Complexo acrílico

A Basf anunciou esta semana o investimento de R$ 20 milhões na ampliação do seu complexo acrílico, em Camaçari. O investimento faz parte de um plano de longo prazo, que prevê "um valor na casa de três dígitos de milhões de reais em todo o Complexo Acrílico em Camaçari", de acordo com uma nota divulgada pela empresa. A empresa registrou um aumento de produção em mais de 30% nos últimos nove anos para atender o crescimento de demanda pelos produtos. Segundo Tânia Oberding, diretora industrial do complexo acrílico da BASF, um dos benefícios deste investimento é a geração de um menor volume de resíduos.

Presença local

A Fornecedora Máquinas Industriais (FMI), do Grupo Fornecedora, inaugurou uma loja exclusiva em Lauro de Freitas, com um investimento de mais de R$ 2,4 milhões em estrutura e equipamentos. O empreendimento vai impulsionar a economia local com 54 empregos diretos e mais de 120 indiretos. A inauguração marca a expansão da empresa no mercado baiano. A marca é revendedora autorizada da Hyster e Yale, esta últoma com mais de um século de atuação no mercado de empilhadeiras no mundo. "Temos grandes expectativas com a abertura da nova unidade em Lauro de Freitas. Queremos potencializar nossos resultados e a entrega de nossos serviços em todo o Nordeste" ressalta André Ribeiro, CEO do Grupo Fornecedora.

Novo conceito

A Vivo apresenta seu novo conceito de lojas em Salvador com um projeto de design e espaços que priorizam a degustação de todo o portfólio de produtos e serviços. A unidade que será inaugurada no próximo dia 4, no Shopping Barra, terá 200 metros quadrados (m²) de área total, sendo 145m² dedicados à exposição de produtos e atendimento aos clientes. Numa mesma jornada, o consumidor poderá ainda utilizar os recursos da ultravelocidade da Vivo Fibra, além de acessar as diversas soluções em tecnologia.