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Antônio Meira Jr.
Publicado em 20 de outubro de 2024 às 11:00
A onda dos SUVs coupé começou com o SsangYong Actyon, em 2005. No entanto, só quando a BMW apresentou o X4, em 2008, que esse estilo de carroceria começou a ser desejado. Entre os modelos de acesso, essa silhueta estreou no Nivus, em 2020. Na época, José Carlos Pavone, Head de Design Américas da Volkswagen, declarou que era a democratização do estilo, pois até então apenas modelos premium - com exceção do pioneiro Actyon - o ostentavam. >
Quatro anos depois, chegou a hora da mudança e foi a equipe liderada por Pavone que fez a atualização, que está concentrada na dianteira e na traseira. O interior também foi levemente ajustado e, o mais importante, introduz na marca a conectividade. Assim, quase dez anos depois que a Chevrolet começou a trabalhar com modelos conectados, a VW faz sua estreia. >
Agora, por meio de um aplicativo para smartphone, os usuários do Nivus 2025, que chegará às concessionárias no final de novembro, poderão, entre outras coisas, destravar as portas e localizar o veículo. Infelizmente, não será possível dar partida no motor e climatizar a cabine, por conta da arquitetura eletrônica. Porém, de acordo com Ciro Possobom, CEO e presidente da empresa no país, outros veículos poderão contar com essa funcionalidade.>
PREÇOS DA LINHA 2025>
A opção mais acessível do Nivus é a Comfortline, que custa R$ 136.990 e, para ser conectado - ter internet que permite funções remotas -, é preciso desembolsar mais R$ 1.250. Na sequência vem a opção Highline, oferecida por R$ 153.990. Para essa versão, há dois pacotes disponíveis, o ADAS (R$ 4.470), que inclui um assistente de condução ativa e permanência na faixa, e o Outfit (R$ 2.120), que agrega teto, retrovisores e maçanetas pintados em preto.>
SUCESSO INTERNACIONAL>
A estética do Nivus é reconhecida mundialmente e o veículo já foi exportado para 43 países. Além disso, se tornou o primeiro carro da marca desenvolvido no Brasil e produzido na Europa, onde é comercializado com o nome de Taigo. Rende até royalties para a filial brasileira, brincou Possobom.>
GTS NO ANO QUE VEM>
A icônica configuração GTS, que já fez parte das linhas Gol e Passat, foi confirmada para o ano que vem. A mecânica será a mesma do Polo GTS, que utiliza o motor 1.4 litro turbo, que entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. A transmissão é automática, de seis velocidades, e a caracterização estética é exclusiva, incluindo o interior.>
JAC, DE VOLTA À COMBUSTÃO>
A JAC Motors começou no Brasil com compactos bem equipados, na época o modelo mais vendido era o J3. Chegou a ter outros modelos, até vans, e migrou para SUVs. Depois veio a onda de elétricos, incluindo caminhões. Agora, volta aos motores a combustão com a picape Hunter, uma cabine dupla com propulsor turbodiesel.>
COMO É A PICAPE HUNTER>
A Hunter tem 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,92 m de altura e 3,11 m de distância entre-eixos. São medidas similares às de outras picapes médias, categoria que inclui modelos como Toyota Hilux e Ford Ranger. Seu maior trunfo é a capacidade de carga: 1.400 kg, enquanto as demais concorrentes levam até 1.100 kg, no caso da VW Amarok. >
Para impulsionar o utilitário, a JAC optou por um 2 litros turbodiesel que entrega 191 cv de potência e 46,9 kgfm de torque. A transmissão é de oito velocidades, fornecida pela ZF e já utilizada na Amarok , e o sistema de tração inclui 4x4 com opção de reduzida. Custa R$ 259.900, mas as primeiras mil unidades serão oferecidas com bônus de R$ 20 mil.>