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Antônio Meira Jr.
Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 10:35
A S10 não passou por uma mudança de geração, como aconteceu com a Colorado - modelo que a Chevrolet oferece nos Estados Unidos -, mas não há como negar que foi atualizada. O utilitário tem novo desenho frontal, o interior foi renovado e agregou equipamentos e elementos da picape americana. >
Na mecânica, o principal item em comum entre elas é a nova transmissão automática de oito velocidades, que substitui a caixa de seis marchas. Esse equipamento é um dos responsáveis pela melhoria de desempenho e dirigibilidade da atualizada S10. >
Sua associação com o motor Duramax de 2.8 litros foi muito feliz, tanto em rendimento quanto em economia de combustível. Inclusive, o propulsor turbodiesel foi amplamente retrabalhado, de acordo com a Chevrolet, foram feitas mais de 30 intervenções de hardware e software. Como resultado, a entrega de potência e torque aumentou: são 207 cv (7 cv a mais) e 52 kgfm (1 kgfm a mais).>
O desempenho do veículo evoluiu, com a aceleração de zero a 100 km/h em 9,4 segundos, um segundo melhor que com o conjunto anterior. Os ajustes no trem de força proporcionaram menor consumo de diesel e nossas medições foram muito próximas às do Inmetro: o urbano foi de 9,5 km/l e, o rodoviário 11,5 km/l. Dessa forma, com o tanque de 76 litros a autonomia na estrada se aproxima de 900 quilômetros.>
Chevrolet S10 High Country
CONFORTO E TECNOLOGIA>
A engenharia da General Motors, proprietária da marca Chevrolet, também fez intervenções em outros elementos que influenciam na condução e no conforto da S10. Na parte de suspensão, por exemplo, foram aplicados novos amortecedores e as bitolas dos eixos ficaram maiores. Já a coluna de direção foi substituída. >
Com esses elementos deixam a direção mais agradável, reduzindo a fadiga depois de muitas horas ao volante. Pude comprovar isso em uma viagem de ida e volta entre Salvador e o Iuiu, no Sudoeste da Bahia. Foram percorridos 1.600 km apenas em rodovias, fora trechos urbanos na capital e interior.>
Também foram agregadas novas tecnologias de auxílio à condução, como alerta de tráfego cruzado traseiro, aviso de ponto cego e farol alto automático, que se somam aos equipamentos que já eram oferecidos como avisos de colisão com frenagem automática de emergência e de saída de faixa. >
Em relação aos itens de conforto, a picape conta na linha 2025 como partida remota, acendimento automático dos faróis, câmera de ré de alta definição, controle eletrônico de oscilação de reboque e banco do motorista com ajuste elétrico. O ar-condicionado resfria a cabine rapidamente, porém não há saída traseira e nem a possibilidade de regulagem por zona.>
PREÇOS E GARANTIA>
Com o lançamento da linha 2025, a Chevrolet ampliou a garantia da picape. Passou de três para cinco anos, assim como Fiat Titano, Ford Ranger, Mitsubishi L200 e Volkswagen Amarok. A Nissan Frontier conta com seis anos de cobertura e a Toyota tem um programa que pode elevar garantia da Hilux para 10 anos.>
O preço médio das cinco primeiras revisões é R$ 1.516. Essas manutenções devem ser efetuadas a cada 10 mil km ou 12 meses.>
A Chevrolet cobra R$ 323.490 pela versão High Country, que concorre com a Ranger Limited (R$ 341.900), Nissan Frontier Platinum/ Pro4X (R$ 312.590), Toyota Hilux SRX Plus (R$ 339.490) e Volkswagen Amarok Highline (R$ 332.990). Neste mês, a Chevrolet oferece para a configuração High Country 3% de desconto para compra direta de Produtores Rurais ou e empresas (CNPJ).>