Honda vai relançar WR-V no Brasil, veículo será maior que antecessor

Veja também:  balanço global aponta Toyota como a maior vendedora de carros em 2023

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 7 de janeiro de 2024 às 12:00

A nova geração do Honda WR-V, conhecido em alguns mercados como Elevate. Seu bagageiro tem capacidade para 458 litros
A nova geração do Honda WR-V, conhecido em alguns mercados como Elevate. Seu bagageiro tem capacidade para 458 litros Crédito: Divulgação

Em 2021, quando tinha no portfólio veículos como Fit e WR-V, a Honda fechou o ano com 81.446 emplacamentos. Nos dois anos seguintes, mesmo com o mercado crescendo, as vendas foram menores: 56.689 unidades em 2022 e 72.041 unidades em 2023. Porém, os executivos do fabricante japonês já têm uma solução para ampliar o volume: lançar um SUV compacto, mais acessível que o HR-V. Seria o retorno do WR-V ao mercado nacional. No entanto, apesar de utilizar a mesma plataforma, o veículo terá linhas exclusivas, não sendo assim um Fit aventureiro, como aconteceu em sua primeira geração.

Com 4,31 metros de comprimento, 1,79 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,65 metros entre eixos, o novo veículo supera o HR-V em algumas medidas e tem porte similar ao do Hyundai Creta. Sob o capô, estará o 1.5 litro aspirado que equipa o City (sedã e hatch) e algumas versões do HR-V. Esse propulsor é associado à mesma transmissão CVT adotada nos demais modelos da marca. A expectativa é que chegue entre o final do ano e o começo de 2025. Se a estreia fosse hoje, seria posicionado na faixa dos R$ 130 mil. Quando chegar, esse novo Honda vai encontrar outro rival japonês, o Toyota Yaris Cross - previsto para estrear ainda neste ano.

LIDERANÇA ABSOLUTA

A Ford Série F ampliou o seu legado de liderança em 2023, completando 47 anos como a picape mais vendida da América do Norte, com 750 mil unidades. Desta vez, a comemoração incluiu uma tríplice coroa: com a conquista do primeiro lugar também nos segmentos de picapes grandes híbridas e elétricas. Além disso, o modelo fechou o último ano novamente na liderança geral do mercado dos Estados Unidos, completando 42 anos na primeira posição.

A F-150 lidera o mercado de picapes nos EUA há 47 anos
A F-150 lidera o mercado de picapes nos EUA há 47 anos Crédito: Divulgação

LIDERANÇA NO VAREJO

Na sexta-feira (05/01), publicamos no CORREIO o balanço do mercado automotivo em 2023. O material, que está disponível no site e app, mostra que quase metade das vendas do ano passado foram via venda direta, destinadas a pessoas jurídicas. Essa modalidade é dominada pelas locadoras de veículos, por isso, a Hyundai está comemorando um feito do Creta. O SUV somou 58.081 emplacamentos para pessoas físicas (CPF) no último ano, ficando atrás apenas do Chevrolet Onix (58.463), e na frente de rivais diretos como Honda HR-V (44.010), Chevrolet Tracker (41.894) e Volkswagen T-Cross (35.820). “Conseguimos responder à forte demanda nos últimos dois meses do ano, emplacando um volume 25% superior ao mesmo período de 2022”, comenta Angel Martinez, vice-presidente de vendas da Hyundai Motor Brasil.

O Creta foi o SUV mais vendido para pessoas física
O Creta foi o SUV mais vendido para pessoas física Crédito: Antônio Meira Jr.

MERCADO GLOBAL EM 2023

Os números do mercado mundial de automóveis e comerciais leves ainda não foram consolidados, mas os dados computados até novembro apontam a liderança da Toyota por mais um ano. As vendas do fabricante japonês somaram 8,33 milhões de unidades, com crescimento de 4,1%. A Volkswagen continua na segunda posição, com 4,46 milhões de unidades e crescimento de 5,6%. A diferença das duas posições seguintes é pequena: Honda (3,48 milhões) em terceiro e Hyundai (3,47 milhões) em quarto. Na sequência, a Ford (3,41 milhões) conquistou a quinta posição, superando a Nissan (2,86 milhões). A Chevrolet (2,76 milhões), outra marca americana, fechou na sétima colocação, pois ultrapassou a Kia (2,71 milhões), que ficou em oitavo lugar. A chinesa BYD cresceu de forma assustadora: 51,6%, chegando a 2,37 milhões. Fechando o ranking das 10 maiores, vem a Mercedes-Benz, com 2,08 milhões.

A Toyota liderou o mercado global por mais um ano
A Toyota liderou o mercado global por mais um ano Crédito: Divulgação

ELETRIFICADOS NO BRASIL

As vendas de veículos eletrificados superaram as expectativas e quase dobraram em 2023. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Eletrificados (ABVE), no ano passado, foram licenciadas 93.927 unidades, uma alta de 91% no comparativo com 2022. Somente em dezembro, os emplacamentos chegaram a 16.279, quase o triplo das 5.587 de dezembro de 2022 - acréscimo de 191%.

RANKING POR FABRICANTE

A Toyota foi a empresa que mais vendeu eletrificados no país com 21.115 unidades, sendo que o Corolla (7.885) e o Corolla Cross (12.115) seus principais modelos. A BYD (17.943) ficou com a segunda posição e a Caoa Chery (11.835), com a terceira colocação. Entre os modelos movidos por bateria, o BYD Dolphin foi o mais emplacado com 6.812 unidades, ficando à frente do Volvo XC40 (1.802) e do BYD Yuan Plus (1.756).