GM confirma investimento de R$ 7 bilhões no Brasil

Entre outras coisas, o montante será utilizado para modernizar fábricas e renovar o portfólio da Chevrolet

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  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 28 de janeiro de 2024 às 11:00

Até 2028, todo o portfólio da Chevrolet no Brasil será renovado
Até 2028, todo o portfólio da Chevrolet no Brasil será renovado Crédito: Divulgação

A General Motors, que opera no Brasil com a marca Chevrolet, anunciou a primeira fase do seu novo ciclo de investimento para suas operações no país. O valor corresponde a R$ 7 bilhões, que serão aplicados no período de 2024 a 2028, com foco na mobilidade sustentável.

Sem entrar em detalhes, a GM afirmou que o montante será utilizado para: “renovação completa do portfólio de veículos, desenvolvimento de tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado local, além da criação de novos negócios. As fábricas também receberão evoluções que as tornarão ainda mais modernas, ágeis e sustentáveis”.

Shilpan Amin, presidente da General Motors International, completou “O Brasil é estratégico para o plano global de expansão de negócios da GM. Além de ser um polo exportador de veículos para a América do Sul, conta com um amplo centro de desenvolvimento de engenharia e é um mercado com alto potencial de crescimento”.

PORSCHE APRESENTA O MACAN ELÉTRICO

Dez anos após seu lançamento, o Macan parte para a segunda geração, agora com propulsão totalmente elétrica. A Porsche atualizou o desenho do seu menor SUV, mas manteve a essência. Com a motorização elétrica, o veículo ganhou mais espaço para bagagem, com a inclusão de um bagageiro frontal que leva 84 litros. O traseiro foi ampliado, chegando aos 540 l.

O Macan é o segundo Porsche elétrico, o primeiro foi o Taycan
O Macan é o segundo Porsche elétrico, o primeiro foi o Taycan Crédito: Divulgação

Sempre com dois motores, performance é um dos pontos fortes das duas versões: a 4, que rende 408 cv de potência e 66,3 kgfm de torque, e a Turbo, que oferece 639 cv e 115,2 kgfm. O Macan 4 acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o Macan Turbo leva apenas 3,3 segundos. Pela norma europeia de eficiência energética, a autonomia do 4 é de 613 km e a do Turbo, 519 km.

A cabine tem linhas similares às adotas no Taycan
A cabine tem linhas similares às adotas no Taycan Crédito: Divulgação

De acordo com o fabricante alemão, o início das pré-vendas do novo Macan no Brasil é esperado ainda para o primeiro trimestre, com as primeiras entregas previstas até o final deste ano. A geração atual do Macan, com motores à combustão, continuará sendo comercializada no país.

Serão duas versões, uma delas com autonomia superior a 600 km
Serão duas versões, uma delas com autonomia superior a 600 km Crédito: Divulgação

DIVERSIDADE ENERGÉTICA

Akio Toyoda, presidente do conselho da Toyota, acredita que os veículos elétricos alcançarão no máximo 30% de participação de mercado, sendo o restante ocupado por modelos híbridos, movidos por células de combustível de hidrogênio e a combustão. De acordo com o neto de Kiichiro Toyoda, fundador da empresa, com um bilhão de pessoas no mundo vivendo sem eletricidade, limitar as escolhas e capacidade de viajar ao fazer carros caros não é a solução. “Os clientes - não as regulamentações ou políticas - devem tomar essa decisão”, afirmou Toyoda.

TESLA ESCOLHE O CHILE

A Tesla, marca que mais vendeu carros elétricos em 2023, escolheu o Chile para estrear na América do Sul. Seguindo a tradição, a primeira concessionária será instalada em um shopping. Em Santiago, o local escolhido é o Parque Arauco, um dos mais sofisticados do país.

COMPRANDO UM CARRO ELÉTRICO

A primeira providência de quem quer comprar um veículo elétrico é entender como será feito o carregamento. Se você estiver negociando um e o vendedor for sincero essa será a primeira coisa que ele deverá perguntar para o cliente. Estações em shoppings, restaurantes e mercados são uma mera cortesia. Não é possível fazer um planejamento com base nisso. Inclusive, uma dica: só ocupe a vaga desses locais se estiver consumindo lá. Deixar o carro para carregar e sair não é elegante.

BYD: EXPANSÃO EM SALVADOR

Até então, o Grupo Parvi, que é sediado em Pernambuco, era o único autorizado a comercializar os veículos da BYD em Salvador. Porém, o fabricante chinês irá anunciar nos próximos dias dois novos representantes na capital. Será outra empresa pernambucana e um outro, da Bahia.