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Antônio Meira Jr.
Publicado em 16 de julho de 2023 às 05:00
A Citroën não vive uma boa fase no mercado brasileiro. No dia 2 de maio, a associação dos concessionários enviou um comunicado extra-judicial para Antonio Filosa, presidente da Stellantis - grupo que controla a marca. Uma das queixas dos revendedores era sobre a falta de qualidade dos produtos. Agora, a marca recebeu outra avaliação negativa. Desta vez, o Latin NCAP, programa independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança, divulgou que o C3 não obteve nenhuma estrela na avaliação. De acordo com a entidade, entre outras fatores, o resultado está relacionado “à estrutura instável, à fraca proteção contra colisões frontais, à falta de proteção lateral para a cabeça e à falta de lembrete de uso do cinto de segurança”. Lançada no segundo semestre do ano passado, a nova geração do C3 é produzida em Porto Real (RJ). O veículo conta dois airbags e controle eletrônico de estabilidade de série.>
SITUAÇÃO PREOCUPANTE>
“É alarmante como a Stellantis repetidamente desconsidera a segurança básica para os latino-americanos e é inaceitável que seus veículos alcancem um nível tão baixo de segurança quando eles sabem muito bem como produzir carros acessíveis e muito mais seguros”, declarou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP. Furas relembrou que os Fiat Argo, Cronos e Strada e o Peugeot 208 também tiveram baixo desempenho. Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do Latin NCAP, também comentou sobre o compacto da Citroën: “Um carro dessa natureza representa uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos, que são tão vulneráveis em situações de colisões e atropelamentos quanto os habitantes dos países onde a Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária”.>
RESPOSTA DA CITROËN>
Questionada, a Citroën se resumiu a responder com uma nota padrão: “A Stellantis afirma seu compromisso com a proteção veicular, desenvolvendo veículos modernos e alinhados com o segmento. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes”.>
VOLVO LIDERA RANKING ELÉTRICO>
Nos primeiros seis meses do ano, 3.777 carros elétricos foram emplacados no país. Ou seja, alta 11,6% na comparação com o primeiro semestre de 2022. No ranking dos modelos, a Volvo lidera com o XC40, que somou 903 unidades licenciadas, mais que o dobro do segundo colocado, o BYD Yuan Plus (406 veículos). Na terceira posição, outro Volvo, o C40. A variante com carroceria estilo coupé do SUV tem 290 exemplares emplacadas nos primeiros 180 dias de 2023. Completam a lista dos dez primeiros: JAC E-JS1 (219), BMW iX (181), BMW iX3 (177), Renault Kwid e-Tech (165), Nissan Leaf (161), MINI Cooper S E (160) e Porsche Taycan (144).>
TOYOTA LIDERA NOS HÍBRIDOS>
No primeiro semestre, a Toyota dominou as vendas de veículos híbridos no Brasil. A empresa comercializou 5.600 unidades do Corolla Cross e 3.402 do Corolla, garantindo as duas primeiras posições. Na sequência ficaram: Caoa Chery Tiggo 5x (2.292), Volvo XC60 (2.208) e Haval H6 (2.160).>
T-CROSS EM EDIÇÃO ESPECIAL>
A Volkswagen apresentou uma edição especial para o T-Cross, a The Town. Essa versão remete a um festival de música, dos mesmos produtores do Rock in Rio, que vai acontecer em setembro, em São Paulo. Essa nova opção do SUV é baseada na 200 TSI e inclui itens extras de conforto e tecnologia, entre eles, VW Play com câmera de ré, rodas diamantadas de 17 polegadas, pintura externa bicolor, bancos de couro com costura aparente na cor azul e interior escurecido. O motor 1 litro turbo rende até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático de seis velocidades. Lançado em 2019, o T-Cross é atualmente o SUV mais vendido do mercado brasileiro e a série especial The Town custa R$ 149.990.>
MAIS CARROS CONECTADOS>
Desde 2015, quando introduziu o sistema OnStar no Brasil, a Chevrolet já conta com mais de 250 mil carros conectados ativos. A expectativa da empresa é dobrar este número até o fim do ano com a expansão da oferta do sistema para todo portfólio. De acordo com a General Motors, o OnStar passa a equipar mais de 85% dos veículos da Chevrolet, ante 35% anteriormente. A tecnologia permite comandar várias funções do automóvel à distância por meio de um aplicativo para smartphone, realizar atualizações de sistemas eletrônicos do carro de forma remota e ainda oferece auxílio na recuperação em caso de roubo do veículo, por exemplo. Concorrentes como Fiat, Ford, Jeep e Hyundai oferecem soluções similares.>
FINANCIAMENTOS DE VEÍCULOS>
No primeiro semestre, a Bahia foi responsável pelo financiamento de 111 mil veículos, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. No total, o estado teve um crescimento de 8,5% em número de financiamentos no período na comparação com o ano anterior. O segmento de motos puxou o aumento, com uma alta de 35,4%. Por outro lado, a categoria de automóveis leves caiu 1,7%, enquanto a de veículos pesados teve queda de 4,5%.>