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Antônio Meira Jr.
Publicado em 3 de março de 2024 às 11:00
Distribuidora de veículos e parceira na produção de modelos como Chery e Hyundai, a Caoa apresentou boas novidades nesta semana. A primeira delas reacende a chama de uma marca nacional, como já aconteceu com Gurgel e Troller, que posteriormente foi incorporada pela Ford. Sobre o assunto, Carlos Alberto de Oliveira Filho, filho do fundador e atual presidente da empresa, começou dando o exemplo do início da Hyundai, na Coreia do Sul. Antes de se tornar um fabricante, a empresa coreana montava e distribuía veículos para a Ford na Ásia.>
Ele não entrou em detalhes a respeito do carro em questão, se automóvel ou comercial leve, nem quando ocorrerá o lançamento. No entanto, falou a respeito do status desse projeto dentro da companhia. A Caoa já teria uma equipe técnica formada para desenvolver esse primeiro modelo, ainda que o executivo não tenha descartado a possibilidade de contratar uma empresa de engenharia terceirizada para auxiliar no processo. >
Carlos Filho fala com orgulho do projeto, que seria uma sequência do legado do seu pai, que faleceu há quase três anos. Para completar, o executivo falou que há possibilidade de abrir o capital da empresa, que atualmente é particular.>
PRODUÇÃO DE HÍBRIDO NACIONAL>
Em um momento de descontração, Carlos Filho também revelou novidades da parceria da sua empresa com a chinesa Chery. De acordo com o executivo, o Tiggo 8 PHEV, será produzido em Anápolis, interior de Goiás. "Vai ser o primeiro híbrido plug-in nacional", declarou Carlos Filho. Atualmente, esse é o veículo mais tecnológico da marca e chega ao país importado da China.>
TIGGO 7 SPORT: PREÇO AGRESSIVO>
Além das boas revelações do CEO, a apresentação da Caoa para a imprensa teve sequência com a apresentação de uma nova configuração para o Tiggo 7, a Sport. Novamente, a empresa surpreendeu: a nova versão do SUV custa R$ 134.990. Esse valor é R$ 35 mil menor que o cobrado pelas duas outras opções do SUV, Pro Max Drive e Pro Hybrid Max Drive, que custam R$ 169.990 cada. Os modelos que tiveram seus preços reposicionados no começo de fevereiro. >
Bem equipado, o Tiggo 7 Sport utiliza motor 1.5 litro turboflex que entrega 150 cv com etanol e 147 cv com gasolina, sempre a 5.500 rpm. Com qualquer combustível, o torque máximo, obtido entre 1.700 e 4.000 rpm é de 21,4 kgfm. A transmissão é automática, estilo CVT, que simula nove marchas.>
NOVO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO>
Todos esses anúncios da Caoa aconteceram durante a inauguração de um novo centro de distribuição de peças. O local, que tem 26,8 mil metros quadrados e comporta cerca de 120 mil tipos de peças, foi instalado em Franco da Rocha, São Paulo. É uma substituição ao centro de distribuição que a companhia mantinha em Barueri, também em SP. A mudança começou em fevereiro do ano passado, processo que foi concluído em fevereiro de 2024. O empreendimento demandou investimento de R$ 50 milhões.>
STELLANTIS ENCERRA 2023 LUCRANDO>
A Stellantis anunciou que sua receita líquida cresceu 6%, para 189,5 bilhões de euros no ano passado, em comparação com 2022. O conglomerado automotivo também revelou que o lucro líquido cresceu 11%, para 18,6 bilhões, e o fluxo de caixa industrial livre aumentou 19%, para 12,9 bilhões. No Brasil, a maior operação da Stellantis é com a marca Fiat.>
SUPERSALÁRIOS DOS PRESIDENTES>
Na sequência, a Stellantis anunciou um aumento de salário para seu principal executivo, o português Carlos Tavares. De acordo com o comunicado, a remuneração anual do CEO será 56% maior do que a atual e chega a 36,5 milhões de euros, o equivalente a R$ 195 milhões. No ano passado, Tavares recebeu 23,4 milhões de euros. >
Outros fabricantes, como a Ford e a General Motors ainda não divulgaram o pagamento dos seus CEOs ano passado. Em 2022, Mary Barra, da GM, recebeu 29 milhões de dólares (R$ 155 milhões) e Jim Farley, da Ford, recebeu quase 21 milhões de dólares (R$ 112 milhões).>
INVESTIMENTOS MILIONÁRIOS
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Depois da General Motors, Volkswagen e Hyundai, a Stellantis vai divulgar novos investimentos no Brasil. A empresa, que controla marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën fará seu anúncio na quarta-feira, em Brasília. Na mesma data, a Hyundai vai explicar sua nova estratégia no país.>