Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Quatro macro tendências para 2025 que serão abordadas no Scream 2024

o Scream Festival oferece a possibilidade de uma atualização holística sobre os principais assuntos do presente e que vão impactar o futuro

Publicado em 27 de novembro de 2024 às 05:40

Lucas Reis, presidente da ABMP
Lucas Reis, presidente da ABMP Crédito: Renato Rios/Divulgação

Hoje, com um mundo complexo e dinâmico, profissionais precisam ter repertório sobre diferentes temas que se influenciam mutuamente. Não dá pra descolar, por exemplo, a discussão sobre a IA do seu impacto ambiental, de aspectos jurídicos e sobre curvas de aprendizado.

Entendendo esse cenário, o Scream Festival oferece a possibilidade de uma atualização holística sobre os principais assuntos do presente e que vão impactar o futuro. Esta será a 7a edição do evento e, por ocorrer no final de 2024, o que será apresentado visa preparar as pessoas para 2025.

Segundo nossa curadoria, há pelo menos 4 macrotendências que vão ser relevantes ano que vem.

1. Inteligência Artificial Generativa

Passado o hype, esta tecnologia se infiltra cada vez mais no dia a dia. Estamos entrando numa fase de aplicação, onde a IA deixa de ser uma ferramenta genérica e passa a se aprofundar em usos verticais, o que significa impacto direto e específico em cada áreas. Em 2025, vai se tornar mais comum o uso de agentes autônomos, que assumem tarefas antes limitadas a humanos. Isso demanda revisão de processos, novas habilidades dos profissionais e ações de apoio a cargos que se tornem obsoletos.

2. Hiperpersonalização

Vivemos uma era de dispersão da atenção, em que a comunicação precisa ser refinada ao extremo para se destacar. A hiperpersonalização representa uma nova fronteira na relação com o consumidor, movida por tecnologias como IA e big data, que permitem segmentar e entender o público de maneira individual e em escala. Tudo isso chegará a um novo patamar em 2025, e precisará se conectar com legislações de privacidade.

3. Novo paradigma geracional

Nunca na história do Brasil existiram mais pessoas maiores de 60 anos que com menos de 15. Em 2025, isso pode acontecer, mas ainda que não ocorra, a tendência persiste: na média, a população brasileira está envelhecendo. Isso provoca uma mudança em todas as áreas: mercado de trabalho, sistema educacional, serviços médicos, turismo etc.

4. Economia Regenerativa

O conceito de sustentabilidade já não é mais suficiente para responder aos desafios ambientais que enfrentamos. Estamos em uma era em que é preciso ir além da mitigação de impactos, ao regenerar ecossistemas e recursos para garantir a viabilidade de nossa própria existência. A economia regenerativa traz propostas que integram lucro e recuperação ambiental, com novas práticas agrícolas, soluções de design circular e investimentos em biotecnologia.

Essas quatro macrotendências serão relevantes nos próximos anos. Apesar de importantes, são assuntos difíceis de se aprofundar na rotina diária. Por isso, modelamos o Scream para oferecer uma experiência concentrada de atualização: um dia de update para se preparar para o futuro.