Habilidades socioemocionais nas crianças

O setor educacional precisa avançar, cultivando a for- mação socioemocional dos estudantes, essencial para que estejam preparados para enfrentar os desafios do futuro

Publicado em 3 de setembro de 2024 às 05:00

Em um mundo conectado e dinâmico, a capacidade de adaptação e de solucionar problemas se tornou uma necessidade. Crianças e jovens enfrentam, cada vez mais, desafios que demandam conhecimentos que vão além dos ensinados nos livros didáticos. Nesse sentido, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais desde a infância tem se mostrado como algo fundamental para a formação integral do indivíduo, visando preparar o aluno para lidar com os desafios do século XXI.

Compreender que as competências sociais, emocionais e comportamentais são essenciais para a qualidade das interações humanas é de extrema importância. Essas habilidades moldam a forma como nos relacionamos e influenciam diretamente o sucesso pessoal/profissional. As escolas têm a responsabilidade de expandir o currículo para além dos conhecimentos técnicos, incorporando o desenvolvimento destas competências.

No ambiente escolar, quando o aluno é estimulado a entender suas emoções, desde a educação infantil, ele demonstra desenvolver de forma apropriada a autoconsciência e o controle diante dos desafios. Construir um percurso de trabalho no campo da educação para habilidades socioemocionais é também oferecer à criança uma nova perspectiva de olhar e se posicionar diante das adversidades que pode vivenciar ao longo da vida pessoal, acadêmica e profissional.

No entanto, o grande desafio está justamente em incluir as atividades de desenvolvimento socioemocional no dia a dia da escola. Os professores devem entender a relevância dessa formação e identificar seu impacto na vida dos alunos. Tal premissa é importante para que o profissional tenha condições de conduzir, com o apoio do material didático, as práticas de forma ética, responsável e com intencionalidade pedagógica. Além disso, para que o trabalho escolar seja eficaz, todo o corpo docente precisa estar alinhado ao mesmo objetivo, ou seja, trabalhando em conjunto para criar um ambiente que estimule o diálogo, empatia e colaboração.

Vale ressaltar que a formação socioemocional vai além do ambiente escolar e requer a colaboração ativa das famílias. É fundamental que a parceria entre escola e família seja fortalecida, garantindo a continuidade das atividades e aprendizagens em casa. Além disso, as escolas podem promover momentos de integração, envolvendo as famílias em experiências que incentivem um maior engajamento e apoio ao desenvolvimento das crianças.

O setor educacional precisa avançar mais, cultivando a formação socioemocional dos estudantes, essencial para que estejam preparados para enfrentar os desafios do futuro. Ao desenvolver essas habilidades, capacitamos os jovens a se tornarem cidadãos responsáveis, prontos para contribuir positivamente para a sociedade e construir conexões significativas em um mundo em constante mudança.