Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Publicado em 18 de dezembro de 2024 às 02:00
A engenharia está presente em diversas áreas do dia a dia, garantindo funcionalidade, conforto e segurança para as pessoas e o desenvolvimento da sociedade. Atualmente, os engenheiros enfrentam diversos desafios, impulsionados por avanços tecnológicos, mudanças sociais, econômicas e ambientais.
No quesito sustentabilidade, os engenheiros auxiliam no desenvolvimento de tecnologias limpas e redução das emissões de carbono, na criação de infraestruturas resilientes às mudanças climáticas e na gestão eficiente de recursos. Além disso, atuam na transição energética por meio da adaptação de redes de energia para integrar fontes renováveis, no desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia mais eficientes e no avanço da mobilidade elétrica.
Em relação ao crescimento urbano e populacional, o engenheiro participa, por exemplo, do planejamento e modernização de cidades, da melhoria e manutenção de infraestruturas, da expansão do acesso a saneamento, eletricidade e habitação, da agricultura e da logística.
A tecnologia e a inovação também fazem parte do DNA dos engenheiros, desde a inteligência artificial e big data, passando pela cibersegurança até a biotecnologia e a exploração espacial.
Esses desafios exigem criatividade, inovação e colaboração interdisciplinar para que a engenharia continue desempenhando seu papel essencial na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) está conectado a este novo cenário da engenharia e tem investido em uma gestão transparente e comprometida com a modernização, ampliando a presença e o atendimento em todo o estado. O Conselho está presente em 30 cidades baianas, com quatro novos escritórios estabelecidos e a previsão de outros quatro para 2025.
Nosso compromisso com a celeridade e qualidade no atendimento levou o Crea-BA a uma atualização tecnológica abrangente. Reformulamos o nosso parque tecnológico e implementamos serviços que reduziram o tempo de emissão da Certidão de Acervo Técnico (CAT), que antes era em 15 dias e hoje é no máximo em cinco, e o reconhecimento de pagamento da ART, agora realizado em até 15 minutos.
Neste mês do Engenheiro, celebramos a profissão, e também os avanços significativos que fortalecem o exercício da engenharia e sua contribuição para o desenvolvimento da Bahia. Reiteramos a nossa missão de transformar o Crea-BA em uma referência em competência, inovação e transparência. Seguimos firmes em nossa trajetória para proporcionar aos engenheiros e à sociedade baiana uma instituição sólida e atuante.
Joseval Carqueija, Engenheiro Agrimensor, Presidente do Crea-BA