Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Associativismo para enfrentar adversidades

O associativismo no setor empresarial é mais do que uma estratégia, é uma necessidade

Publicado em 2 de setembro de 2024 às 05:00

A história mostra que o progresso da sociedade sempre foi impulsionado pela capacidade de trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns. Esse conceito de colaboração também se aplica ao ambiente empresarial. Em um mundo em constante mudança e com desafios complexos, somente através da união é possível enfrentar as adversidades do cenário externo e alcançar melhores resultados.

Uma empresa, por maior e mais bem estruturada que seja, não consegue alterar o cenário externo de forma isolada. Da mesma forma, é muito difícil um pequeno empreendimento sobreviver sem apoio. É preciso contar com a colaboração de outras empresas, poder público, entidades e instituições para promover mudanças significativas e positivas. Neste sentido, o associativismo surge como uma ferramenta poderosa para o crescimento e fortalecimento das empresas, oferecendo benefícios que vão desde a ampliação da força coletiva até o acesso mais eficaz a recursos e construção de políticas públicas favoráveis. 

O associativismo no setor empresarial é mais do que uma estratégia, é uma necessidade. Em um cenário de instabilidade econômica e de constantes novas regulamentações, as empresas que estão unidas podem contar com a força coletiva para encontrar soluções e se adaptar mais rapidamente às novas realidades. 

As entidades representativas são fundamentais para unir os interesses das empresas, fortalecer o ambiente de negócios e representar os interesses do setor produtivo. A Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB é um exemplo de entidade que busca promover a colaboração e associação entre as indústrias, seja no enfrentamento dos desafios do cenário externo, como também na promoção do desenvolvimento econômico e social do Estado.

Com 45 sindicatos empresariais filiados, a FIEB tem se destacado por sua atuação em defesa dos interesses da indústria baiana. A entidade faz parte de um ecossistema, formado também pelo SESI, SENAI, IEL, CIMATEC e CIEB, voltado para apoiar o empresário nas suas diversas necessidades de gestão, capacitação, inovação e produtividade.  

A colaboração, a união de forças e a representatividade são elementos essenciais para enfrentar os problemas e aproveitar as oportunidades que surgem em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico. Portanto, se você ainda não faz parte de sua entidade de representação, é hora de buscá-la. Unidos, transformamos desafios em conquistas. Juntos, fortalecemos a indústria baiana. A FIEB, por meio dos seus sindicatos empresariais, está de portas abertas. 

Manuela Martinez, gerente de Relações Sindicais/ FIEB, e Luciane Vivas, Coordenadora de Associativismo e Negócios/ FIEB