Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Pitty, B Negão e mais: veja convidados da BaianaSystem para o Carnaval

Banda antecipou um pouco planos para a folia

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 23 de fevereiro de 2025 às 17:14

Pitty e Russo Passapusso
Pitty e Russo Passapusso Crédito: Divulgação

A BaianaSystem vai receber convidados especiais no Carnaval de Salvador, como Pitty, B. Negão e Vandal, que vão subir no trio ao lado do vocalista Russo Passapusso. A informação foi passada pelo grupo em entrevista antes do Furdunço, neste domingo (23). 

"A gente vai estar na abertura do Carnaval no Campo Grande com alguns convidados, vamos ter Suede, Melly, Vandal e no sábado, também no Campo Grande, a gente vai ter Pitty, Agatha Macedo, e mais surpresas que sempre acontecem no Carnaval. B Negão tá com a gente no Furdunço e no dia primeiro", explicou Roberto Barreto, um dos fundadores do grupo. "A gente vai estar quinta e sábado no Centro, pra gente é muito legal estar lá, para entender o Carnaval precisa entender o que acontece lá no Centro. Nos dois dias, sempre no final da tarde", acrescentou. 

Roberto falou sobre os 40 anos da Axé Music, celebrados nessa folia. "Quando a gente toca instrumental na Avenida é homenagem, quando a gente está com Olodum, é homenagem. Também tem essa conexão, a gente fez o OlodumBaiana, que a gente rodou e poder estar com samba-reggae é uma coisa que nos dá chão para tudo. Desde Mestre Jackson, Ramiro Musotto, Olodum", elencou.

Ele lembrou que o tema do Carnaval da banda esse ano é "O Mundo Dá Voltas", nome do último disco da Baiana. "Antes desse 85, tinha 74 o Ilê Aiyê, tinha Filhos de Gandhy, Dodo e Osmar, uma série de coisas. A gente vê como esse mundo dá voltas e a gente tá sempre reverenciando seja os blocos afros, Dodo e Osmar, nossos mestres todos". 

A banda também refletiu sobre a energia da banda no Furdunço e quanto mais ela pode se expandir. "Muito das letras, das melodias, das nossas criações, a gente ouve na rua. A cultura, como Gil sempre fala, não é uma coisa extra. Está no lugar, no alimento, na forma de falar, no sotaque, em tudo isso. A gente planta às vezes a música para quando a gente já não estiver mais aqui. Isso para gente é importantíssimo no sentido de espiritualidade e no entendimento das raízes da música baiana", avaliou Russo.

Roberto acrescentou: "Em relação ao Furdunço especificamente, o Navio Pirata não está restrito ao trio elétrico, ao caminhão que está ali. Todo comportamento das pessoas que estão ali, fazendo o Navio Pirata, é isso que faz o Navio Pirata".