Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Mais espaço, atrações divididas: a estratégia para evitar nova superlotação na Barra

A ideia também é revitalizar de vez o Carnaval no Centro.

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Maysa Polcri

  • Carol Neves

Publicado em 23 de fevereiro de 2025 às 19:28

Carnaval
Carnaval Crédito: Nara GentilArquivo CORREIO

O prefeito Bruno Reis disse neste domingo (23) que a prefeitura tomou medidas para evitar que o sábado de Carnaval desse ano no circuito Barra-Ondina tenha a superlotação registrada no ano passado, quando um momento inédito aconteceu, com os portais precisando impedir a entrada de novos foliões. 

Para esse ano, a estratégia foi dividir melhor as atrações, além da remoção de algumas estruturas para deixar mais espaço para os foliões nas ruas da Barra e de Ondina. 

"Vai ser um grande sábado, a gente contratou grandes atrações, até um débito que tinha com a galera do reggae, que sempre pedia Edson Gomes (...), vai estar no sábado no Carnaval do Centro, junto com outras grandes atrações, BaianaSystem, Timbalada, Pablo, Durval, para equilibrar essa distribuição do público entre Barra-Ondina e Campo Grande. Reduzimos a quantidade de atrações aqui na Barra-Ondina, consequentemente de equipamentos, para ter mais espaço para o folião. Removemos o máximo de estruturas que eram possíveis serem removidas da prefeitura, com intuito de dar mais espaço. Até a passarela ampliamos para que tenha mais espaço", listou o prefeito. 

A ideia também é revitalizar de vez o Carnaval no Centro. "Espero que esse sábado, com as medidas toda que adotamos, a gente não precise fazer o que ano passado tivemos que fazer, que foi fechar os portais. Está tudo preparado, vamos ver como vai ser na quinta, na sexta, mas com fé em Deus com essas medidas, grandes atrações no Centro, o Carnaval que começava tradicionalmente no domingo já começa forte no sábado. Espero que de certo e isso ajude de uma vez por todas consolidar o Carnaval do Centro e sepultar aquela pergunta que era comum, qual era o destino, se o Carnaval do Centro ia morrer ou não e agora ele está mais vivo do que nunca", afirmou Bruno Reis. 

Cidade lotada

Bruno também comentou sobre o sucesso de todas as festas de Verão em Salvador. "Ontem lotado, hoje lá na Preguiça também lotado. Fruto do trabalho que fizemos nos últimos anos, que fez com que Salvador hoje fosse desejada por todos, sejam baianos de vários cantos da Bahia, brasileiros e muitos turistas que vem de fora. A expectativa é receber mais de 1 milhão de turistas. A cidade está lotada e ainda estamos no pré-Carnaval.", avaliou. 

Ele continuou dizendo que tanto festas particulares quanto as públicas viveram bons momentos. "Foi assim durante todo Verão, todos ensaios bombando, todos eventos que ocorreram, públicos e privados, foram com grande participação popular. Em nenhum momento vimos tantos artistas na cidade, todo mundo querendo ver Salvador. E graças a Deus todo mundo que sai daqui sai falando bem, que vai voltar. Muitos voltam para o Carnaval e outras devem vir durante o ano. Isso é muito importante para nossa economia, a gente sabe o poder que o Carnaval tem para nossa economia. Esses grandes eventos ajudam a gente a consolidar essa nova Salvador que construímos para o Brasil e o mundo", acrescentou. 

Carnaval do Campo Grande

O prefeito também falou da escolha do Campo Grande para abertura da folia esse ano, como parte das homenagens aos 40 anos da Axé Music. "Tem essa abertura para fortalecer o Carnaval do Centro, com os principais artistas que tinham horário para abertura, porque outros já estarão se apresentando, tipo Bell e Ivete. (Os demais) estarão lá com a gente no camarote andante, vão cantar músicas desde o início do Axé. Tenho certeza que vai ser uma abertura ainda melhor que as que já realizamos", disse. 

Melhor Carnaval do Brasil?

Questionado sobre campanhas de cidades como São Paulo e Recife pela disputa do Melhor Carnaval, Bruno riu e afirmou que eles brigam pelo título de vice. "Eles devem estar disputando a segunda posição, porque a primeira é disparado Salvador. Em todos aspectos. Quantidade de pessoas, apresentações musicais, de horas de música, de circuitos, de eventos em bairros. A gente tem Carnaval na cidade toda praticamente", defendeu.

O prefeito falou de dados sobre investimentos privados nas festas, mais um indicador de interesse.  "Quando você vai no final do dia ver o privado, onde ele investe, a grande maioria está em Salvador. Aí por fim a última resposta. Ano passado os números foram divulgados. Os investimentos privados em Salvador foram 3 vezes mais, o segundo colocado foi São Paulo, a cidade que é a capital econômica do país, e aqui foi três vezes superior. Essa dúvida não existe. Aí depois você pergunta ao folião que vai para um e para outro qual ele gosta mais, e vai ver que a resposta é Salvador", finalizou Bruno.