Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Bloco De Hoje a Oito leva multidão às ruas do Santo Antônio

Entre fantasias, lantejoulas e muito glitter, os foliões acompanharam o mini-trio pelas ruas ruas do bairro

  • Foto do(a) author(a) Gilberto Barbosa
  • Gilberto Barbosa

Publicado em 22 de fevereiro de 2025 às 14:04

Fantasiado de
Fantasiado de "Claudinha Macumbeira", Leonardo Machado aproveitou o Carnaval para brincar com a última polêmica da axé music Crédito: Gilberto Barbosa/CORREIO

Apesar do Carnaval de Salvador só começar oficialmente na próxima quinta-feira (27), milhares de foliões se antecipam a folia e lotam os bairros da capital baiana. Um desses casos é o Santo Antônio Além do Carmo, que recebeu o desfile do bloco De Hoje a Oito (Dhja8), na manhã deste sábado (22). Entre fantasias, lantejoulas e muito glitter, os foliões acompanharam o mini-trio pelas ruas ruas do bairro. Dos pequenos até os mais velhos, todo mundo encontrou seu espaço na multidão. Até a Fernanda Torres separou um tempo na agenda e curtiu a folia com seu Globo de Ouro.

Alguns foliões se destacavam pela criatividade das suas fantasias. Um deles foi o analista de suprimentos Leonardo Machado, 39 anos. Fantasiado de "Claudinha Macumbeira", ele aproveitou o Carnaval para brincar com a última polêmica da axé music. "O Carnaval é isso, é o momento de brincar com as polêmicas. Pensando nisso, eu trouxe um trio para homenagear Iemanjá, Yeshua e quem quer que seja", disse. 

A fantasia divertiu o público no Santo Antônio, aproveitou para tirar fotos da "Claudinha Macumbeira". Questionado sobre a recepção das pessoas, Leonardo brinca: "Eu sou muito melhor que Ivete Sangalo. A mídia não mostra, mas Claudinha Macumbeira tá na boca do povo".

Quem também se destacou foi o grupo formado pela cantora Hela Cerqut, 36, que foi com os amigos Lucas Braga, 32, Ceci Neta, 39 e Soraia Oliveira, 39. Vestidos de Cavaleiros do Zodíaco, eles contam que a fantasia era um desejo antigo.

"Fizemos esse combinado no Carnaval de 2023, mas nunca nos organizamos para produzir. Nos encontramos numa festa de largo há 15 dias e decidimos montar a fantasia com as referências que sempre quisemos. É muito emocionante, porque estamos revisitando a nossa infância, as pessoas vindo falar com a gente porque são fãs do anime, além de poder apresentar o desenho para as crianças", celebra.

Grupo se vestiu de Cavaleiros do Zodíaco, cumprindo um desejo antigo
Grupo se vestiu de Cavaleiros do Zodíaco, cumprindo um desejo antigo Crédito: Gilberto Barbosa/CORREIO

Essa é quarta vez que a servidora pública Luciana Oliveira, 40, vai para o De Hoje a Oito. Vestida de "Receita Federal", ela foi com um grupo de seis pessoas para o Santo Antônio. "Está sendo maravilhoso, como sempre. Nós gostamos muito de vir, então sempre nos preparamos para curtir da melhor forma possível", fala.

Multidão lota as ruas do Santo Antônio atrás do bloco De hoje a oito
Multidão lota as ruas do Santo Antônio atrás do bloco De hoje a oito Crédito: Gilberto Barbosa/CORREIO

O mini-trio saiu do Largo do Santos Antônio Além do Carmo no final da manhã e segue até às 18h. O De Hoje a Oito compõe a programação do pré-carnaval do Santo Antônio, que começou na última quinta (20). Ao todo, 15 blocos vão desfilar pelo bairro até a próxima sexta (28). Para essa edição, a agremiação enviou algumas recomendações para os foliões. Entre elas estavam a preferência por carros de aplicativos, o uso de banheiros e a saída do bairro assim que o desfile encerrar. "Nos ajude a esvaziar o bairro. Não dá para fazer o after nas ruas aqui, galera [...] Aqui mora muita gente que precisa descansar depois de um dia de festa", publicou nas redes sociais.

As dicas buscam atender algumas das principais queixas dos moradores do bairro, que lutam para que o Santo Antônio não entre no circuito oficial do Carnaval de Salvador. A Associação de Moradores do bairro se reuniu com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) no dia 23 de janeiro para discutir essa proposta, que enfrentou oposição dos entes do bairro. Entre as principais recomendações estão o acúmulo de lixo, a poluição sonora e a dificuldade de deslocamento pelo bairro.

O projeto Correio Folia é uma realização do jornal Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador.