Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Abre alas: Habeas Copos dá o tom do Carnaval na Barra

Último dia de pré-Carnaval é esquenta para programação oficial, que começa nesta quinta-feira (27)

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 05:30

Bloco 'Parei de beber, não de mentir'
Bloco 'Parei de beber, não de mentir' Crédito: Marina Silva/CORREIO

O Habeas Copos, último dia de pré-Carnaval de Salvador, relembra os antigos carnavais. Sem trios elétricos e camarotes, os bloquinhos e fanfarras tomaram conta do circuito Sérgio Bezerra (Farol da Barra-Morro do Cristo) nesta quarta-feira (26). A festa reúne famílias, grupos de famílias e idosos. 

Quem frequenta as festas na capital baiana há muito tempo sabe que uma senhora é figurinha carimbada. Dona Carmélia Pereira, 68 anos, encanta o público com sua alegria e paixão pela vida. "Aproveitei que vim ao dentista e já fiquei por aqui. São 68 anos de porrada, guerra e dança! Eu adoro dançar", disse. Neste ano, ela participou do Fuzuê e do Furdunço na prévia carnavalesca. Só ficou de fora da Melhor Segunda e do Pipoco porque passou por um procedimento odontológico. 

Um dos blocos com nomes mais criativos do último dia do pré-Carnaval de Salvador, o '37°C Agora é Febre' desfila pela quarta vez na Barra. Com abadás de cor laranja, o grupo esbanjou alegria e chamou atenção ao levar um animador com pernas de pau.

O bloco surgiu após a ideia de um grupo de 11 amigas que trabalham na área da saúde. "A gente começou a reunir grupinhos, a chamar uma banda, a estruturar melhor... E a coisa está crescendo. É uma paixão organizar esse bloco e fazer tudo isso acontecer", disse a diretora do bloco, Alone Silva, 51 anos.

37,5º Agora é Febre
37,5º Agora é Febre Crédito: Marina Silva/CORREIO

Quem prefere fugir dos trios elétricos e da multidão de gente em pipocas e blocos encontra no último dia de pré-Carnaval de Salvador a melhor alternativa. No bloco Xupisco, a corretora de imóveis Adriana Martins, 61 anos, esbanjava beleza e alegria com plumas laranjas ao lado das amigas. Ela curte o último dia de pré-Carnaval há quatro anos. "Eu sempre gostei de Carnaval, e o Xupisko é o Carnaval de fanfarra, um Carnaval mais seguro. A gente começa nesse clima, devagar, para depois entrar no clima do Carnaval", disse.

No bloco 'Parei de beber, não de mentir', os foliões saíram fantasiados como personagens da Disney. Dentro das cordas do bloquinho, tem personagem para todos os gostos: Branca de Neve, Aladim, Tinker Bell, Pocahontas, entre outros. O bloco sai pelo terceiro ano consecutivo na prévia carnavalesca pelo terceiro ano consecutivo.

"A gente junta uns amigos e abre para o público, para novas pessoas. A cada ano que passa vai aumentando", disse um do diretores do bloco, Iuri Gonçalves, 28 anos. Em 2023, o grupo saiu com 30 pessoas, dobrou o público no ano passado e leva 139 foliões às ruas neste ano.

'Parei de beber, não de mentir'
'Parei de beber, não de mentir' Crédito: Marina Silva/CORREIO

O projeto Correio Folia é uma realização do jornal Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador.