Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 31 de janeiro de 2024 às 14:46
A Polícia Penal estará presente nos circuitos da folia, atuando na escolta e custódia de presos em flagrante e no cumprimento de mandados de prisão com uso da tecnologia de reconhecimento facial. As ações serão em parceria com Secretaria de Segurança Pública (SSP) e terão início na Lavagem de Itapuã.
É a primeira vez que a Polícia Penal vai participar efetivamente da operação do carnaval de rua. No Complexo da Mata Escura, haverá um incremento no efetivo de policiais para o reforço das ações que já estão em curso. As rondas perimetrais vão ser intensificadas com a chegada do interior das equipes e viaturas do Grupo Especializado em Operações Penitenciárias (GEOP).
O objetivo é coibir fugas e arremessos, já que este é considerado um período sensível nas Unidades Prisionais. Além disso, esse aumento do efetivo vai possibilitar a realização diária de operações de revista nas Unidades do Complexo, durante os dias de folia.
Na Central de Monitoração Eletrônica de Pessoas (CEMEP), o monitoramento dos custodiados também vai ser intensificado, a fim de garantir que as determinações judiciais sejam cumpridas, e em caso de descumprimento, imediatamente os órgãos competentes vão ser acionados.