Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Música do Carnaval: ‘Perna Bamba’ supera ‘Macetando’ e ganha Troféu Correio Folia 2024

O pagode de Tony e Leo teve 68% dos votos contra 38% do sucesso de Ivete Sangalo e Ludmilla

  • Foto do(a) author(a) Osmar Marrom Martins
  • Osmar Marrom Martins

Publicado em 14 de fevereiro de 2024 às 05:00

Nas ruas, a bola estava dividida. Era macetada de um lado, pernas bambas do outro. Na internet, a competição foi acirrada e nos circuitos o clima esquentou quando cada uma das duas canções tocou no Carnaval de Salvador. No final, após 21103  votos computados, Perna Bamba, gravada por Parangolé e Leo Santana, foi a música escolhida por 68% dos leitores do jornal CORREIO como música do Carnaval 2024.

Ivete e Ludmilla saíram na frente com Macetando (composição de Ivete Sangalo, Luciano Chaves e Samir Pereira Trindade) e chegou na semana do Carnaval bombando sendo colocada como favorita para vencer o troféu. Nos primeiros dias de votação, inclusive, Macetando chegou a ficar no topo da disputa, mas fechou a competição com 25% dos votos.

Vimos, neste ano, um fenômeno musical tomar as ruas - com música e coreografia. Como quem não quer querendo, eis que, quase de última hora, o pagode mostrou sua força e chegou forte com Perna Bamba (composição de Batidão Stronda, Breno Major, Gabriel BK, Gabriel Cantini, Lucas Medeiros, Newton Fonseca, Shylton Fernandes e Tinho WT), também com direito a coreografia que virou sensação dos circuitos.

Tony Salles, vocalista da Parangolé, destacou o tempo que levou para gravar uma parceria com Leo, ex-comandante da banda, e adiantou que se prepara para carreira solo. “Esperei dez anos para gravar uma música com Léo Santana. E no meu último ano de contrato com o Parangolé, chegou esse presente do Shylton Fernandes. Nem consigo traduzir minha felicidade em ver Perna Bamba ganhando as ruas, pessoas de todas as idades dançando e curtindo muito. Só gratidão a minha família, equipe, empresários, banda, fãs e a cada um que tem colaborado de alguma forma pra fazer Perna Bamba chegar no topo. A energia da rua é inexplicável, inquestionável”, afirmou.

Leo Santana comemorou a conquista e o sucesso do pagode baiano na folia. “Muito feliz em ganhar esse prêmio junto com esse parceiro e amigo, Tony Salles. É gratificante demais ver o pagode baiano no topo por dois anos seguidos no Carnaval. A gente faz música pro povo e quando o povo abraça é demais. Obrigado, família”, disse.

Veveta, que parecia no pré-carnaval que levaria a disputa fácil, acabou encontrando uma concorrente à altura. Foi uma grande disputa durante os seis dias oficiais de folia. Com direito a torcida organizada e esforços entre os fã-clubes. E deu certo.

As duas músicas foram as mais executadas e cantadas nos circuitos Dodô (Barra- Ondina) e Osmar (Campo Grande- Avenida). Inclusive, Macetando de Ivete alcançou no sábado de Carnaval o topo do Spotify Brasil e a 89ª posição no Top Songs Global. Perna Bamba, por sua vez, também alcançou o topo do ranking do Spotify BR, na terça (14).

A música vencedora do Troféu Correio Folia 2024 tem referência da clássica La Bamba, canção de 1958. E a trajetória lembra um pouco a da música Ziriguidum (versão de uma música cubana dos anos 1950) da banda Filhos de Jorge, em 2013. O cantor era Dan Miranda, hoje no Ara Ketu, quando estourou quinze dias antes do Carnaval em Salvador.

Outras 18 candidatas estiveram na disputa no Troféu Correio Folia de 2024. Juntas, somaram 4% dos votos recebidos. Em 2023, a vencedora foi Carol (Felipe Escandurras). Em 2021, a vencedora foi Tá Solteira Mas Não Tá Sozinha, de Ivete Sangalo e Harmonia do Samba. No ano seguinte, Cabeça Branca, de Tierry, foi a laureada.

O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador.