Guarda Municipal já recolheu 134 documentos perdidos no Carnaval

Saiba onde e como recuperar documentos e itens pessoais

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2024 às 13:16

Guarda Civil Municipal resgatou documentos perdidos no Carnaval
Guarda Civil Municipal resgatou documentos perdidos no Carnaval Crédito: Bruno Concha/Secom PMS

Entre quinta (8) e segunda-feira (12), a Guarda Civil Municipal (GCM) recolheu 134 documentos perdidos nos circuitos do Carnaval. Há desde RG, CPF e título de eleitor até cartões de crédito, passaporte, carteiras de plano de saúde e crachás de identificação profissional. Também foram encontradas chaves, celulares e até uma certidão de óbito.

Todo o material passa por higienização e é catalogado pelos agentes. Até o fim da festa, nesta terça-feira, será possível pegá-los de volta das 7h às 19h, na Base da Guarda Civil Municipal, na Estação da Lapa, no Terreiro de Jesus, Pelourinho, nº 11 (ao lado da Joalheria Lasbonfim) e no Centro Municipal de referência LGBT+ Vida Bruno, em Ondina.

A maior parte dos pertences foi encontrada no Circuito Dodô (Barra-Ondina). Depois do Carnaval, os documentos e itens pessoais podem ser recuperados até o dia 14 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Antes de ir, porém, a orientação oficial é para que a pessoa acesse o site http://guardamunicipal.salvador.ba.gov.br e clique na opção "Achados e Perdidos" para ver a relação de documentos encontrados.

Segundo o coordenador de Ações e Prevenção à Violência do Município, James Azevedo, os documentos que não forem procurados na sede da corporação vão entregues aos respectivos órgãos emissores, para que as pessoas possam fazer a retirada os cidadãos poderão realizar a retirada a partir de então.

"Com o uso do documento digital, meios de pagamento por aproximação e outros avanços da tecnologia, a tendência é que o número de documentos físicos perdidos seja menor a cada ano. Além disso, outras forças de segurança e instituições se engajaram nessa prestação de serviço, que segue necessária", explica o Coordenador de Ações de Prevenção à Violência, James Azevedo.

O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador.