Folia segura: veja dicas para evitar golpes e fraudes na compra de blocos e camarotes de Carnaval

Canal de vendas Quero Abadá reuniu cinco orientações fundamentais para curtir o carnaval sem dor de cabeça

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2024 às 17:19

Cuidado com golpes e fraudes deve ser redobrado durante o Carnaval
Cuidado com golpes e fraudes deve ser redobrado durante o Carnaval Crédito: Divulgação/Quero Abadá

Às vésperas do Carnaval, o movimento de compra e venda de abadás e camarotes para a festa em Salvador cresce ainda mais, principalmente as vendas pela internet. Por isso, o grupo Quero Abadá, um dos maiores canais de vendas dos principais blocos e camarotes de Salvador, chama atenção para alguns cuidados que os foliões precisam adotar ao realizar compras neste período, sobretudo pela internet, a fim de evitar fraudes e golpes financeiros.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que cerca de 816 mil turistas venham à Salvador durante a festa e, segundo o diretor do Quero Abadá, Vitor Villas Bôas, 70% dos foliões que buscam a marca são turistas, ou seja, realizam suas compras online. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval deste ano deve movimentar cerca de R$8,18 bilhões – 27% mais que em 2022 – momento que atrai também os fraudadores.

“Por isso, nós investimos no sistema de segurança e privacidade de dados em todo o nosso site, garantindo um checkout otimizado e a compra segura através da plataforma. Nosso site possui o certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer), que impede que pessoas não autorizadas tenham acesso a informações disponibilizadas pelos nossos clientes no momento da efetivação da compra. Por meio desse certificado, os dados dos clientes como CPF, número do cartão de crédito e RG são criptografados antes de serem encaminhados para nosso servidor, protegendo as informações”, explica Vitor.

Para ajudar os foliões a evitarem golpes e fraudes na hora de comprar seus abadás pela internet, o Quero Abadá reuniu cinco dicas fundamentais:

  1. Observe se o site é seguro
Ao acessar o site, preste atenção se o endereço está correto e verifique que na barra de endereços está o protocolo “https://” ao invés do “http://”. Também confira o tradicional cadeado no navegador e se a barra fica verde.

2. Confira os canais de atendimento 
As lojas virtuais que obedecem à legislação disponibilizam canais de atendimento de fácil acesso para seus clientes: pode ser e-mail, chat ou telefone. É importante que pelo menos um deles esteja ativo e que você consiga falar com alguém. Os canais de atendimento servem para você reforçar sua segurança, tirar dúvidas, se informar sobre políticas de pagamento e retirada do produto. 

3. Cuidado ao informar seus dados 
Antes de fazer uma compra na internet, é normal que a loja peça para você informar dados como o seu nome completo, data de nascimento, e-mail e endereço. Durante o pagamento, o número do cartão, a data de validade dele e o código que está atrás também são solicitados. O que uma loja séria jamais pedirá é a senha do seu cartão. Essa informação é pessoal e intransferível — usada somente em compras presenciais e apenas por você.

4. Compre apenas por meio dos seus dispositivos 
Ao usar apenas os seus dispositivos, as chances de ter problemas são menores. Não use computadores, smartphones ou tablets públicos e de outras pessoas. Você não sabe se esses equipamentos estão seguros e garantem a proteção dos seus dados. Além disso, existe a possibilidade de esquecer alguma conta aberta e a outra pessoa que for usar ter acesso. Em lugares públicos, como os hotéis, onde muitas pessoas usam o mesmo equipamento, os riscos são ainda maiores. 

5. Desconfie de ofertas milagrosas 
A internet está cheia de sites fraudulentos e os bandidos se aproveitam exatamente desse desejo do consumidor de ganhar em uma negociação. Se você notou que um produto está com um preço muito abaixo do comum, desconfie. Verifique se o site é conhecido antes de fazer qualquer tipo de cadastro ou informar dados, faça uma pesquisa sobre ele na internet. Desconfie de ofertas de pessoas que se apresentam como representante das Produtoras e de Patrocinadores dos Blocos e Camarotes, oferecendo abadás com preços muito menores ou com preço similar, pedindo depósito antecipado como garantia.