É pra descer devagarinho: Xanddy Harmonia arrasta a massa na Barra

Melhor Segunda-feira do Mundo  inaugura nova tradição e aquece economia local no período que antecede festa de Momo

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 5 de fevereiro de 2024 às 22:40

Xanddy se desculpa pelo atraso e arrasta a massa
Xanddy se desculpa pelo atraso e arrasta a multidão Crédito: Paula Fróes/ CORREIO

Entre o Furdunço, no domingo, e o Pipoco de Léo Santana, na terça-feira pré-carnavalesca, não existia nada. Era uma segunda-feira parada. Era. O verbo já pode ser usado no pretérito porque Xanddy Harmonia transformou o dia na Melhor Segunda-Feira do Mundo.

O nome é uma referência a outro projeto realizado pelo artista durante os ensaios de verão e a falta de modéstia pode ser explicada pela massa que seguiu atrás, na frente e ao lado do trio cantando e dançando os sucessos do ex-vocalista do Harmonia do Samba.

Foi a oportunidade de pessoas que nunca puderam assistir a Melhor Segunda-Feira do Mundo aproveitar um dos shows mais disputados da cidade.

A Melhor Segunda-Feira do Mundo demorou para começar. Como baiano não perde a piada, teve folião garantindo que quase o evento se tornou a Melhor Terça-Feira do Mundo. Xanddy explicou que houve um problema na saída do trio, na Avenida Paralela, mas o público não queria saber e até tentou ensaiar umas vaias enquanto a equipe montava os equipamentos, mas logo começou a tocar uma música e os fãs esqueceram do problema e caíram na quebradeira.

Foi a oportunidade de pessoas que nunca puderam assistir a Melhor Segunda-Feira do Mundo aproveitar um dos shows mais disputados da cidade. A estudante Janaina Silva, 21 anos, era uma das mais animadas. "Eu sempre tive vontade de ir, mas não tinha grana. Já vi algumas vezes pela internet e quando passava nos jornais, mas ficava só na vontade. Quando soube que teria de graça na Barra, nos organizamos e conseguimos vir", conta. Ela foi acompanhada de duas amigas.

Já o vigilante Ivanilton Soares, 39 anos, estava sempre de plantão nos dias do show. "Eu ficava impressionado como lotava sendo que era uma segunda-feira e no dia seguinte iria todo mundo trabalhar normalmente. Por conta do meu trabalho não dava para participar, mas estou de férias esse mês, então, finalmente vou poder assistir a Melhor Segunda-Feira do Mundo. Viva as férias", brincou.

A apresentação de Xanddy em um trio sem cordas no circuito Tapajós (Ondina/ Barra) foi uma das novidades do Carnaval de Salvador 2024. Essa foi a primeira edição. Inspirado nos ensaios de verão, sempre com ingressos esgotados, a Prefeitura e o artista fizeram uma parceria para o desfile desta segunda-feira (5). A concentração deveria começar às 17h, mas 1h30 antes tinha gente fantasiada esperando para fazer a paradinha e colocar o cavaco para chorar.

Multidão acompanha a festa no Morro do Gato
Multidão acompanha a festa no Morro do Gato Crédito: Paula Fróes/ CORREIO

Na véspera da festa, Xanddy fez uma postagem nas redes sociais comentando sobre a ansiedade de fazer o desfile. Um dia de Carnaval só para ele em um dos circuitos mais disputados da folia. Ele prometeu muita música,  dança e alegria nas alturas, e entregou. Quando o trio elétrico deu as primeiras notas o espaço estava lotado por um público sedento pela quebradeira.

Atualmente, a aposta dele para a Música do Carnaval é a canção Pimenta Malagueta, mas não teve tempero que desse jeito com tanta espera e algumas fantasias começaram a se desfazer diante da demora para o início da festa. O artista explicou. "Eu estava prontinho deste às 15h, mas houve um bloqueio na Avenida Paralela e ficamos parados esperando liberar a passagem do trio. Infelizmente imprevistos acontecem. Calma, Calabreso", brincou.

O veículo foi vistoriado nesta segunda. A vistoria é uma etapa importante e obrigatória para quem quer desfilar, são 11 órgãos avaliando a segurança e o conforto para evitar acidentes, o que torna o processo mais demorado. Além disso, na saída do trio, no Parque de Exposições, havia outros veículos obstruindo a passagem, o que ampliou o atraso. Um grupo de três mulheres puxou o coro de “começa! começa!”, mas, nesse momento, alguém soltou uma música de Ivete Sangalo e a indignação virou quebradeira.

Antes de sair às ruas, a Melhor Segunda-Feira teve duas edições na Arena Fonte Nova, neste ano. Segundo a Prefeitura, a proposta do samba sem cordas é promover mais um esquenta para o Carnaval. A expectativa é impulsionar ainda mais a economia local, fazendo com que os turistas fiquem por mais tempo na cidade. "A proposta é fazer todos os anos", afirmou o presidente da Saltur, Isaac Edington.

Samba-pagode

Xanddy dispensa apresentações, mas vale lembrar que durante quase 25 anos ele esteve à frente da banda Harmonia do Samba e emplacou diversos sucessos. O grupo surgiu na Capelinha, periferia de Salvador, em 1993, e tinha nomes como Mestre Bimba, no Baixo, e Deco, no Cavaco, entre outros músicos. Xanddy foi convidado para assumir os vocais em 1998 e permaneceu até setembro de 2022, quando decidiu seguir carreira solo.

A mistura de samba raiz com samba-reggae e outros ritmos regionais da Bahia deu tão certo que no primeiro álbum Harmonia do Samba, lançado em 1999, o grupo emplacou três hits: Vem Neném, Agachadinho e Elevador. O segundo trabalho, o Rodo (2000), trouxe dois sucessos: Paradinha e O Rodo. A farmacêutica Denise Lima, 44 anos, foi para a Barra, nesta segunda-feira (5), ansiosa para relembrar esse período.

“São clássicos da música baiana. Canções que fizeram, e ainda fazem, muito sucesso. Músicas leves e animadas que fazem a gente sair do chão. Ainda tem a suadeira que faz a gente queimar calorias. Eu sei todas as coreografias”, garante.

Depois do primeiro e do segundo álbum, Xanddy e a banda Harmonia continuaram emplacando novos sucessos como Tira a Mão do Bolso, Peneira, Destrambelhada, Mata Papai, Ficou de Mal, Samba Merengue, Lentinho e Comando, entre outras. Muitas dessas canções animaram o público nesta segunda. A união do pandeiro e do cavaquinho à elementos de percussão e sopro deu o tom do chamado Pagode Baiano e o vocalista foi escolhido algumas vezes como o cantor do Carnaval.

O público mais jovem estava aguardando para ver os hits mais recentes, como Tic Nervoso, em parceria com a funkeira Anitta, e Hipnotizou, um trabalho com Léo Santana e cujo clip contou com as esposas dançarinas Carla Perez e Lore Improta, respectivamente. O Encontro, projeto com Léo e Tony Salles, vocalista do Parangolé, foi outro sucesso.

Na semana passada, Xanddy fez seu primeiro show no palco do Big Brother Brasil. Nessa semana, a agenda está cheia: ele  comandará blocos e fará apresentações em camarotes nos seis dias de Carnaval em Salvador.

O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador