Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Cerca de 140 veículos serão vistoriados para o Carnaval de 2024

As vistorias começaram nesta segunda-feira (29) e vão seguir até 09 de fevereiro

  • Y
  • Yasmin Oliveira

Publicado em 30 de janeiro de 2024 às 08:00

Trios passam por vistoria a partir desta segunda-feira (29)
Trios passam por vistoria a partir desta segunda-feira (29) Crédito: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Cerca de 140 veículos serão vistoriados até o segundo dia de Carnaval, em Salvador. Entre esta segunda-feira (29) e 09 de fevereiro, trios elétricos, carros de apoio, pranchões, carros alegóricos, carros reservas, minitrios e outros tipos de veículos serão vistoriados pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e pela Polícia Rodoviária.

As vistorias acontecem entre às 8h e 17h, com previsão de 70 trios elétricos serem revistados pela Saltur e cerca de 100 veículos pela Polícia Rodoviária.

“Realizamos também a vistoria dos veículos das duas edições do Furdunço, um total de 75 veículos. Além de licenciarmos os blocos cadastrados para o Carnaval, aproximadamente 220”, explicou a Saltur em nota.

De acordo com o Coronel Borges da Polícia Rodoviária, alguns itens podem reprovar um trio elétrico durante a vistoria, entre eles: dimensões da escada de acesso, tamanho do guarda-corpo, freios, mangueira de descarte dos dejetos sanitários e o sistema de embreagem. É obrigatório ter banheiro, mas a presença de um camarim é opcional.

A altura permitida é de 5,50 metros (4,90 + 0,60), sendo 4,90 do chão até o piso da parte superior do trio e uma variação com mais 0,60, pois os artistas sobem em uma plataforma superior ao piso. Com largura de 6,40 metros e comprimento convencional de 30 metros.

“Os erros mais comuns variam entre sistema de embreagem, terminais de direção e tubulações dos freios. Caso o trio quebre no meio do circuito, não há penalidade, mas o bloco precisa ter um cavalinho reserva e facilitar a remoção em caso de panes”, explicou o Coronel.

*Com orientação da subeditora Monique Lôbo