Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 10:43
Durante os dias de Carnaval, em Salvador, a Central de Reciclagem conseguiu recolher mais de 135 toneladas de materiais recicláveis, gerando uma renda de R$ 880 mil entre todos os catadores cadastrados participantes.
A iniciativa foi promovida pela empresa de bebidas Ambev, junto com a parceria da startup SOLOS, Prefeitura de Salvador, por meio da Limpurb, e Cooperativas Bariri, CRUN, CAEC, Cooperlix, Canore, Camapet, Coocreja, Cana recicla, Cooperbrava, Coleta Cidadã, Cooperes, Cata Bahia, Cooperguary e Coopcicla, recolheu
Nos dois circuitos, Barra-Ondina e Campo Grande, as centrais tiveram o apoio de mais de 1.300 catadores autônomos que foram cadastrados e trabalharam durante seis dias de ação, recolhendo latas, garrafas pets, invólucros plásticos e sacos de gelo.
"Garrafas de água, sacos de gelo e invólucros de bebidas geralmente são embalagens plásticas e precisamos cada vez mais estimular que este tipo de material, que pode e deve ser reciclado, volte para a indústria e gere melhoria de renda para quem coleta”, explica Saville Alves, sócia fundadora da startup SOLOS.
O resultado da ação no Carnaval de Salvador foi positivo, já que para a sócia, a capital baiana é conhecida pelas manifestações culturais, e a reciclagem é uma etapa indespensável para garantir o destino dos produtos recolhidos.
"Desde 2020 quando iniciamos a ação já foram recolhidos 292 toneladas de resíduos, o que possibilitou uma geração de renda de 2 milhões de reais. A cada ano conseguimos aumentar nossa meta e contribuir com a economia e sustentabilidade da cidade".
A Central de Reciclagem representa o avanço prático na gestão de resíduos em eventos festivos, integrando conscientização ambiental e incentivo financeiro para catadores, além de gerar resultados positivos em prol do meio ambiente e da comunidade.
O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador