Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Carnaval terá policiais infiltrados entre foliões e uso de tecnologia de monitoramento

Ações de segurança da Polícia Civil foram apresentadas hoje

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 12:38

Evento apresentou ação da Polícia Civil para o Carnaval
Evento apresentou ação da Polícia Civil para o Carnaval Crédito: Haeckel Dias/ Polícia Civil

A Polícia Civil baiana montou um esquema especial para o Carnaval de 2024, contando com agentes infiltrados em meio aos foliões. O plano de ação foi apresentado em evento nesta terça-feira (23), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Estavam presentes o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner e outras autoridades.

Entre as novidades, a Polícia Civil destacou o uso da tecnologia de monitoramento das atividades suspeitas e o atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar, racismo, homofobia e outras discriminações, com postos especializados de Resposta Operacional e Tática e Gerenciamento de Riscos (Proteger) e o Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (Servvir).

Outra novidade é o Centro Unificado da Infância, Desaparecidos, Adolescentes e Reencontros (Cuidar), onde será realizado o acolhimento de crianças, com a emissão da “Carteira do Policialzinho Civil”, além do registro de denúncias de abuso ou exploração de crianças e adolescentes. O Cuidar também será a base para a equipe da Delegacia de Proteção à Pessoas (DPP), para o registro de desaparecimentos durante o carnaval e o início das buscas.

Nos circuitos, os policiais infiltrados serão responsáveis por parte da fiscalização. Eles poderão monitorar e identificar potenciais ameaças. O trabalho em campo será reforçado com o Cyber Patrulhamento, com uso de tecnologias de monitoramento eletrônico, para acompanhar as comunicações e movimentações suspeitas.

A Polícia Civil também conta com a Delegacia Virtual (Devir), onde as pessoas podem registrar mais de 15 tipos de ocorrências. Um Posto Avançado da Devir reforça esse atendimento para quem passar pela Estação da Lapa.

O Assistente Virtual da Polícia Civil, Paulo César 2.0, que atende pelo número (71) 99973-7729 via WhatsApp, vai tirar dúvidas dos foliões, orientando a localização da unidade policial mais próxima, a partir do georreferenciamento, auxiliando no registro de ocorrências por meio da Devir e prestando outros serviços remotos, de forma bilingue. Este serviço passou a atender também em inglês e espanhol, ampliando a atenção aos turistas.

Durante o lançamento do esquema do Carnaval 2024, a Polícia Civil recebeu 15 viaturas para renovação e ampliação da frota. Os veículos serão utilizados nas rotinas de policiamento, investigação e levantamentos de inteligência, auxiliando também na prevenção e repressão de crimes durante a folia.